Notícias
Meio ambiente
Sudene integra câmaras técnicas nacionais para reforçar combate à desertificação
Foto: divulgação.
Brasília (DF) – A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) passoua a integrar câmaras técnicas criadas pelo Governo Federal para acompanhar a execução do novo Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil 2025-2045). A decisão foi anunciada durante a 7ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), realizada na capital federal.
O plano, que terá duração de 20 anos (2025-2045), dá continuidade ao Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN-Brasil, de 2004) e busca articular estratégias para neutralizar a degradação da terra, reduzir vulnerabilidades ambientais e mitigar os efeitos da seca nas regiões mais afetadas do País.
Segundo Victor Uchôa, da Coordenação de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, a Autarquia fará parte da composição das três câmaras técnicas criadas pelo Governo no âmbito da Comissão Nacional dedicada ao tema. Os focos destes grupos são a implementação e monitoramento do PAB-Brasil e dos planos estaduaisde combate à desertificação, além da implementação e monitoramento das ações relacionadas à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), tratado internacional voltado às regiões áridas e semiáridas.
Monitoramento do PAB Brasil A UNCCD estabelece como meta global alcançar a Neutralidade na Degradação da Terra (LDN), o que significa evitar novas perdas de solo, reduzir a degradação existente e restaurar áreas já comprometidas. A estratégia busca manter a produtividade agrícola, aumentar a segurança alimentar, fortalecer a resiliência das comunidades e promover uma governança fundiária inclusiva.
Os objetivos incluem manter serviços ecossistêmicos, aumentar a produtividade da terra, garantir segurança alimentar, ampliar a resiliência das populações e promover uma governança fundiária responsável e inclusiva.
Durante a reunião, também foram destacados os resultados do PROADES (Programa de Ação Contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais), coordenado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e SUDENE. A iniciativa apoia a atualização dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação (PAEs) em dez estados: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Reportagem: Manu Mendes, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.
