Notícias
Internacional
Sudene compartilha experiências em avaliação de políticas públicas em encontro internacional do BID no Equador
Foto: divulgação.
Quito (Equador) – Trazendo na bagagem novas abordagens para aperfeiçoar a avaliação e o monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento regional, a Sudene encerra, nesta sexta-feira (12), sua participação na 4ª Reunião Anual da Rede de Desenvolvimento de Capacidades de Avaliação (ReDeCa). O encontro internacional promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniu, durante três dias, representantes de bancos e agências de desenvolvimento da América Latina e Caribe, com o objetivo de aprimorar práticas de avaliação e monitoramento de políticas públicas.
A programação do evento realizado no Equador incluiu debates e workshops para socialização de experiências, aperfeiçoamento de métodos, além do desenvolvimento de práticas mais ágeis e ferramentas de diagnóstico de capacidades.
“A importância do evento está muito alinhada a este espaço de aprendizagem, que promove articulação com instituições que, apesar de estarem fora do Brasil, compartilham desafios semelhantes na estruturação de metodologias de avaliação e monitoramento de ações”, destacou a estatística Gabriela Nascimento, da coordenação-geral de Estudos e Pesquisas. Entre as práticas apresentadas pela Sudene, estão as avaliações periódicas sobre a concessão de incentivos fiscais e operações de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Para o economista da Sudene, Miguel Vieira, a participação trouxe lições sobre como tornar os processos de avaliação mais úteis para os usuários finais. “Percebemos que é essencial que as avaliações atinjam seus objetivos, reduzindo gargalos como o tratamento de bases de dados, a qualificação das equipes e o tempo entre a apresentação dos resultados e sua incorporação ao planejamento institucional. Também debatemos a importância de comunicar esses resultados de forma eficiente ao público-alvo, reforçando seu impacto na vida das pessoas”, comentou.
A ReDeCa conta atualmente por 26 unidades de avaliação de bancos e agências de desenvolvimento de toda a América Latina e Caribe. A Sudene é umas das 16 instituições brasileiras integrantes. O grupo conta com representantes do México, Bahamas, El Salvador, Equador, Argentina, Peru, Chile e Jamaica. Uma das contribuições recentes da Autarquia foi a coautoria do caderno “Institucionalização, indicadores e objetivos de desenvolvimento sustentável: um guia para os bancos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe”. A publicação reúne experiências, desafios e melhores práticas na institucionalização das funções de monitoramento. A Sudene assina o capítulo “Integração dos ODS e da Sustentabilidade nas Estratégias Institucionais: Práticas e Desafios de Bancos e Agências de Desenvolvimento da ALC”. A publicação está disponível na página https://www.gov.br/sudene/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/arquivos/redecacaderno1v2025.pdf.
Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.