Notícias
Inovação
Projeto "Raízes do Amanhã" vence maratona de inovação promovida pela Sudene
Equipe vencedora da maratona. Foto: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene)
Olinda (PE) – Após dois dias de imersão criativa, a maratona tecnológica e científica promovida pela Sudene durante a 14ª Bienal da UNE conheceu o seu vencedor nesta sexta-feira (31). O projeto Raízes do Amanhã, estratégia que conecta jovens a oportunidades locais de trabalho e qualificação profissional, sagrou-se campeã da competição após disputa com outras quatro propostas. A equipe vencedora foi premiada com o valor de R$ 7 mil, além de uma consultoria de negócios oferecida pelo Porto Digital.
Os participantes da maratona foram instigados a apresentar alternativas viáveis que atendessem pelo menos um dos seguintes desafios: incentivar a permanência, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens em suas cidades de origem ou fortalecer a participação deste público na tomada de decisão em políticas públicas, em especial aquelas dedicadas ao combate à violência.
Com a ideia de conectar os jovens ao futuro de sua cidade de origem, o programa Raízes do Amanhã propôs a criação de um ecossistema de desenvolvimento regional que conecta este público a startups e empresas locais, oferecendo qualificação profissional e oportunidades de emprego através de parcerias estratégicas. Para viabilizar a proposta, a equipe estruturou um plano de ação baseado em estratégias de captação de recursos de fontes públicas e privadas, lançamento de editais de qualificação profissional, chamada de empresas parcerias, integração com plataformas de ofertas de estágios e empregos e oferta de mentorias.
“O diferencial da proposta foi integrar o que já existe a algo que é inovador, integrando jovens nordestinos ao mercado de trabalho. Agora, é investir para ampliar o nosso projeto e aplica-lo em grande escala no Nordeste”, explicou Andrey Maciel, estudante de Engenharia de Bioprocessos da UFPA. Também são membros da equipe vencedora Morghana Carvalho (Ciências Econômicas - UFAL); Ana Karolina Sousa (Licenciatura em Matemática - IFPI); Dayane Costa (Turismo - IFCE), Larissa Dias (Sistemas de Informação - UFRA) e Fernanda Grandinetti (Ciências Biológicas - IFSP).
A plataforma Cidades em Redes conquistou o segundo lugar. A proposta do grupo é a criação de ambiente digital que conecta jovens de cidades nordestinas de pequeno porte a instituições de ensino que ofereçam cursos relacionados aos arranjos produtivos locais e oportunidades de emprego neste contexto. A ideia foi apresentada por Ana Lara Viégas (Ciências Políticas e Relações Internacionais); Kayanne Borges (Poder Legislativo); Lana Dias (Matemática); Naiara Fernanda (Engenharia de Software); Laís Vitória Cunha (Design e Arquitetura); Victor Lorenzo (Ciência de Dados ) e Pedro Miotto (Ciências da Computação).
Em terceiro lugar, esteve o projeto Impulso Jovem, focado na oferta de oportunidades de emprego e qualificação profissional aos jovens através da criação de hubs de inovação e redes de colaboração. A proposta teve como autores Elayne Moura (Engenharia de Controle e Automação); Aylla Vieira (Licenciatura em Física); Alessandro Duarte (Engenharia de Controle e Automação) e Rennan Ascenção (Engenharia de Bioprocessos).
Agenda fundamental para o desenvolvimento do Nordeste
A região Nordeste apresenta a segunda maior população de jovens do País, com 13,5 milhões de pessoas, conforme aponta o boletim temático produzido pela Sudene com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua realizada em 2023 pelo IBGE. Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, esta parcela da sociedade necessita de ações específicas para minimizar os gargalos econômicos e sociais aos quais ainda estão submetidos.
"A inovação é o fio condutor das ações da Sudene. Por isso, buscamos fazer com que este valor estivesse associado às propostas que foram apresentadas para superar os desafios econômicos e sociais vividos pela juventude nordestina. Além disso, foi muito importante estimular a participação dos próprios jovens na resolução de problemas envolvendo emprego, proteção social, segurança. Se quisermos ter políticas públicas melhores para este público, precisamos ouvi-los", endossou.
Além da maratona técnico-científica, a Sudene também protagonizou outras ações inéditas voltadas ao público jovem. A Autarquia assinou um acordo de cooperação em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude para, entre outras medidas, construir uma estratégia de pesquisa, desenvolvimento e inovação de medidas públicas para superar os desafios socioeconômicos enfrentados pela juventude da região Nordeste.
A superintendência também anunciou o lançamento do edital Inova Juventudes, que vai destinar R$ 1 milhão para apoiar o desenvolvimento de soluções sociais inovadoras para este grupo. A Autarquia deve apresentar os detalhes do certame em abril.
Texto: Agnelo Câmara, analista de comunicação • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102