Notícias
Inovação aberta
Municípios da área da Sudene avançam na definição de desafios para inovação na gestão pública
Fortaleza é um dos municípios participantes desta etapa do programa Conexões de Inovação Aberta. Foto: Depositphotos.com.
Recife (PE) — Representantes dos municípios de Feira de Santana (BA), Montes Claros (MG), Fortaleza (CE) e Mossoró (RN) participaram, nesta terça-feira (21), de uma reunião técnica que marcou uma nova etapa do programa Conexões Inovação Aberta Nordeste - Co.NE. O encontro, acompanhado pela Sudene e por representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Impact Hub Brasil, teve como foco o aperfeiçoamento dos desafios urbanos que serão enfrentados com apoio de soluções inovadoras desenvolvidas por empresas que atuam no ecossistema regional de inovação.
Segundo Paula Aragão, da Coordenação de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, a reunião contribuiu para o amadurecimento das propostas apresentadas pelos municípios. “O encontro de hoje foi muito importante pela apresentação dos desafios já mais bem estruturados, após várias etapas de preparação. A participação dos especialistas contribuiu para orientar as cidades e aprofundar o desenvolvimento de cada proposta”, afirmou.
A atividade integrou as etapas finais de análise de cenários e mapeamento de problemas públicos, processo que orienta os municípios a transformarem suas demandas em desafios de inovação. As propostas apresentadas abordaram temas como formalização de empreendedores, simplificação de serviços públicos, regulação na área da saúde, alimentação saudável e bem-estar urbano e receberam contribuições de especilistas em inovação e gestão pública.
Para Evillin Santana, gerente executiva de Inovação da Prefeitura de Mossoró, a experiência tem sido positiva. “Ficamos muito felizes pelo espaço e pela oportunidade de trabalhar com soluções inovadoras”, comentou. O empenho dos participantes municipais foi ressaltado pela coordenadora-geral de Inovação Aberta da Enap, Keicielle Schimidt. “Destacamos a dedicação das equipes municipais ao exercício de preparar e apresentar os desafios para especialistas como parte relevante da jornada”. Já Marcello Santo, representante do Impact Hub Brasil, ressaltou o caráter colaborativo da metodologia do processo. “A ideia dos encontros é sempre aprimorar, promovendo um refinamento contínuo até chegar ao ponto ideal”, disse.
Etapas seguintes
As próximas fases do programa incluem oficinas coletivas mentorias individuais para finalização dos desafios e elaboração de documentos de orientação. Em seguida, terá início a etapa “Desenhando os desafios”, que envolve encontros para tratar sobre Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSIs) e a elaboração de editais e termos de referência.
O Conexões de Inovação Aberta Nordeste é uma iniciativa da Sudene, em parceria com a Enap, o Banco do Nordeste (BNB), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Impact Hub Brasil. O programa estimula o uso de instrumentos jurídicos inovadores, como os CPSIs, que permitem aos municípios testar e implementar soluções criativas com segurança e eficiência. Além disso, oferece acesso a linhas de crédito estruturadas em parceria com os bancos envolvidos, para apoiar a execução dos projetos selecionados.
Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.