Notícias
Planejamento
Em evento na Sudene, IBGE lança seu plano de trabalho 2025
O plano de trabalho prevê ações para identificar temas regionais relevantes para o desenvolvimento sustentável, subsidiando as políticas públicas. Foto: Elvis Aleluia
Recife (PE) – A Sudene sediou, na manhã de hoje (28), o lançamento do Plano de Trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2025. A proposta é direcionar ações estratégicas e avançar na efetivação do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados, modernização de estruturas e realização de pesquisas que não vinham sendo realizadas, além da divulgação de programas e processos novos, como o núcleo de inovação. A proposta apresentada foi elaborada a partir de contribuições e diálogos com todas as diretorias e coordenações do IBGE, entre os meses de agosto e dezembro do ano passado. O presidente do Instituto, Marcio Pochmann, afirmou que o plano busca se alinhar às transformações “que a sociedade brasileira está passando, diante da transição de uma sociedade industrial para uma sociedade cada vez mais de serviços, uma sociedade assentada no que muitos denominam sendo a era digital, com um novo modelo de negócios e suas implicações do ponto de vista do trabalho, da renda, do relacionamento, do entretenimento”.
Estão previstas ações para identificar temas regionais relevantes para o desenvolvimento sustentável e subsidiar as políticas públicas através de dados e informações com base em levantamentos realizados. Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o plano de trabalho do IBGE e a parceria entre as duas instituições fortalece a atuação da Autarquia. “A Sudene é um órgão de formulação de políticas, de planejamento estratégico. E para que a gente possa formular políticas de modo mais assertivo, nós precisamos de informações. Já temos essa parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que instalou de forma pioneira aqui na Sudene a Casa Brasil e o IBGE Nordeste, ou seja, as bases de dados já estão aqui. Estamos utilizando essas informações, inclusive, para a formação de gestores públicos e pesquisadores. E agora, com o plano de trabalho, teremos uma leitura do conjunto de pesquisas, são quase 300 pesquisas a serem divulgadas pelo IBGE nesse ano, que falam não só para a questão nacional, como PIB, emprego e inflação, mas que tem também um recorte regional”.
O plano prevê atividades internacionais, encontros com outras instituições em eventos como a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), o IV Encontro das Agências de Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o 3º Diálogos IBGE 90 Anos, a nova Confest e Confege com a revisão do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas. A Sudene é parceria da maioria destas iniciativas, especialmente as que estão relacionadas com a Casa Brasil IBGE Sudene. O Plano de Trabalho conjunto das duas instituições está baseado em um Acordo de Cooperação Técnica, que para 2025 prevê a realização de trilha de capacitação voltada para a gestão municipal, envolvendo 200 municípios da área de atuação da Sudene; realização de diversos cursos e capacitações; além da adoção de Inteligência Artificial na formulação e avaliação de Políticas Públicas, com ênfase no desenvolvimento regional.
O evento de hoje contou, ainda, com a participação do assistente da Diretoria Executiva do IBGE, Hugo Leonardo do Couto (no formato remoto); superintendente estadual do Instituto em Pernambuco, Gliner Dias; coordenador geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Paulo Jannuzzi; e Márcia Aguiar, presidente da Fundaj. Além de Recife, representando a Região Nordeste, o IBGE já fez a divulgação em Belém, Norte do País (dia 27). As próximas apresentações serão no Centro-Oeste/Brasília (29/01); Sudeste/Vitória (30/01) e Sul/Porto Alegre (31/01).
Por Carla Pimentel