Notícias
Transição energética
Chamada Nordeste é destaque no Brasil Energy Conference
Diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho destacou a chamada pública durante o evento. Foto: Gabriel Paulino
Teresina (PI) – A Chamada Nordeste, iniciativa do Comitê Regional de Instituições Financeiras Federais da Sudene, foi destaque na abertura do Brasil Energy Conference, realizado na capital piauiense, na noite desta quarta-feira (4), reunindo cerca de quatro mil pessoas. A iniciativa prevê R$ 10 bilhões para impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico da Região, a partir do fomento de empreendimentos que contemplem a realização de investimentos estratégicos, vinculados às missões estabelecidas na política Nova Indústria Brasil.
Os recursos são da parceria entre o BNDES, o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Finep, com apoio do Consórcio Nordeste de Governadores e da Sudene. Podem participar do processo de seleção de Planos de Negócios as empresas brasileiras e cooperativas que realizam ou planejam realizar investimentos nos estados do Nordeste, nas temáticas previstas na Chamada.
Maria Fernanda Coelho, diretora Financeira e Crédito Digital para MPMEs do BNDES e presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), destacou que a chamada pública é voltada a projetos que incluem os setores de energia, inovação e sustentabilidade. As propostas deverão, obrigatoriamente, estar dentro das seguintes linhas temáticas: Energias Renováveis - Foco em Armazenamento; Bioeconomia - Foco em Fármacos; Descarbonização Foco em Hidrogênio Verde – H2V; Data Center Verde; e Automotiva, incluindo máquinas agrícolas.
“Estamos diante de uma oportunidade histórica de liderar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no Brasil, tendo o Nordeste como protagonista e a energia limpa como um vetor estratégico. As instituições financeiras de desenvolvimento são parceiras fundamentais na viabilização dessa transição, na geração de empregos, na promoção de inclusão social e na construção de um futuro mais justo, próspero e sustentável”, afirmou Maria Fernanda.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles enfatizou a importância de garantir que o Nordeste receba uma fatia justa do total de financiamentos disponibilizados pelas instituições financeiras do Brasil. “A minha luta, enquanto presidente do Consórcio Nordeste, é para que o Nordeste fique pelo menos com 14% de participação do financiamento de todas as instituições financeiras. Atualmente, a realidade é diferente disso. E queremos também estabelecer a cota do Nordeste para toda linha de crédito”, frisou.
As empresas, as cooperativas e os investidores interessados em participar da Chamada Nordeste podem apresentar seus Planos de Negócios a partir do próximo dia 13. Entre os critérios de enquadramento de cada proposição, além da finalidade estar compatível com os objetivos da chamada, estão o atendimento aos requisitos de elegibilidade; a capacidade financeira da empresa ou do consórcio relativa aos investimentos pretendidos; e o alimento da proposta nas temáticas. A submissão de propostas pode ser feita até o dia 15 de setembro deste ano e o resultado será divulgado até o dia 28 de novembro.
A Brazil Energy Conference 2025 segue até sábado (7) e oferece uma programação diversificada que inclui painéis, laboratórios, oficinas e exposições. O evento foi concebido para propor soluções concretas para os desafios da transição energética global, posicionando-se como um marco no debate sobre o futuro da energia tanto no Brasil quanto no resto do mundo.