Notícias
GESTÃO DE PESSOAS
MGI orienta equipes de gestão de pessoas das Polícias sobre norma previdenciária
Ministério da Gestão, por meio da SRT, se reuniu com representantes das áreas de gestão de pessoas da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e da Funpresp-Exe. Foto: SRT/MGI.
Na última segunda-feira (7/4), a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), reuniu-se com representantes das áreas de gestão de pessoas da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). O principal objetivo foi esclarecer dúvidas e apresentar diretrizes sobre a aplicação do Parecer JL-04/2020, da Advocacia-Geral da União (AGU), que trata de regras específicas de previdência para servidores das carreiras policiais.
O encontro foi conduzido pela diretora de Benefícios, Previdência e Atenção à Saúde, Cynthia Curado, e pelo coordenador-geral de Normatização e Legislação Previdenciária, Bruno de Sousa Rocha. Um dos destaques da reunião foi a importância de uma comunicação clara e objetiva com os servidores e servidoras afetados pela norma. Segundo a diretora Cynthia, é fundamental que todos se sintam seguros e bem informados para tomar suas decisões.
Durante a conversa, representantes das polícias sugeriram a criação de uma comunicação unificada entre as instituições, para garantir que todos recebam as mesmas informações, evitando interpretações diferentes. A proposta foi bem recebida pela SRT, que reforçou seu compromisso com a transparência e a coerência nas orientações.
Também foram debatidos os efeitos do parecer na Funpresp, reforçando a importância do diálogo entre os órgãos. Os participantes destacaram o papel da SRT em apoiar e facilitar esse processo de adaptação às novas regras.
O Ministério da Gestão, por meio da SRT, reafirma seu compromisso com uma orientação técnica de qualidade, com a transparência nas decisões e com o suporte contínuo às equipes de gestão de pessoas nesse momento de importante adequação normativa.