Notícias
Comunidade de Aprendizagem inspira servidoras e servidores no MGI
Foto do TEAMS com servidores da SEGES e com palestrante convidada, Nádia Nádila.
A construção de uma gestão pública mais inclusiva, diversa e conectada com os desafios contemporâneos tem mobilizado servidoras/es e lideranças em diferentes frentes. Um dos marcos dessa transformação é a Comunidade de Aprendizagem em Gestão Inclusiva e Diversidade, projeto criado pelo LA-BORA!gov e atualmente em expansão no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A Comunidade de Aprendizagem tem o propósito de ser um espaço seguro para aprender, refletir e transformar. É um ambiente colaborativo de reunião com encontros periódicos, que objetiva desenvolver competências, trocar experiências e transformar práticas organizacionais ligadas à diversidade, equidade e inclusão. Dessa forma, desafia-se servidoras e servidores a adotarem e se comprometerem com práticas de gestão mais inclusivas, por meio de um modelo inovador de aprendizagem coletiva, fortalecendo vínculos de confiança, pertencimento e apoio mútuo. Os pilares do projeto são conhecimento, cuidado e conexão!
O formato estimula o engajamento contínuo ao longo do ano, com foco na aplicação prática dos aprendizados no dia a dia do serviço público. Com base em metodologias participativas, os encontros combinam curadoria de conteúdos, partilha de saberes, escuta ativa e experimentação de soluções reais.
O último encontro da Comunidade de Aprendizagem
O encontro de junho abordou o tema "Do racismo ambiental à justiça socioambiental" e contou com a participação da convidada Nádia Nádila, advogada, pesquisadora e educadora popular, que provocou reflexões sobre como desigualdades ambientais impactam de forma desproporcional comunidades negras, indígenas e periféricas, e sobre o papel do Estado na construção de justiça socioambiental.
Entre outros temas já trabalhados pela Comunidade estão: capacitismo e inclusão de pessoas com deficiência, diversidade geracional e etária, interseccionalidade e escuta ativa, cultura do cuidado no ambiente organizacional e muito mais!
A Comunidade de Aprendizagem é mais do que um espaço de troca, é um instrumento de transformação cultural no serviço público, porque aprender sobre diversidade não é apenas uma tarefa, é um compromisso com um futuro mais justo e inclusivo para todas as pessoas.
Tem interesse em saber mais como funciona? Entre em contato com seges.dinov@gestao.gov.br