Notícias
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
MGI apresenta estudos inéditos e lança certificação para fortalecer a gestão de pessoas no serviço público federal
Estudos que mapeiam aspectos relevantes da Administração Pública, o Panorama da Gestão de Pessoas no Setor Público e o Perfil da Gestão de Pessoas no Sipec foram apresentados durante painel no Encontro Nacional de Gestão de Pessoas (ENGP) do Sipec 2025, nesta segunda-feira (16/6). A programação contou com a presença de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da República.org – organização da sociedade civil dedicada à transformação da gestão de pessoas no serviço público brasileiro.
Participaram a chefe da Divisão de Governança em Desenvolvimento de Pessoas do MGI, Andrea Rampani; a diretora de Governança e Inteligência de dados da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Mirian Bittencourt; Ana Luiza Pessanha, especialista em Conhecimento da República.org; e Mariana Lopes, pesquisadora e consultora da mesma instituição. O painel foi moderado por Talitha Pedrosa, idealizadora e líder da Rede de Gestão de Pessoas do Sipec (ConectaGente).
Panorama da Gestão de Pessoas no Setor Público
O Panorama da Gestão de Pessoas no Setor Público é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o MGI e a República.org. “O objetivo foi identificar o nível de maturidade na gestão de pessoas. Essa percepção é importante para sabermos pontos que evoluíram, questões a serem aprimoradas e caminhos que podemos tomar”, explicou Talitha Pedrosa.
O estudo foi realizado por meio da escuta de servidores públicos efetivos de oito órgãos e especialistas. O panorama constatou alguns avanços realizados na Administração Pública Federal nos últimos anos. Em relação às carreiras, destacam-se a regulamentação de cargos comissionados ocupados por servidores e o mapeamento de competências técnicas para algumas carreiras transversais e órgãos, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Sobre os processos de Seleção e Ingresso no serviço público, o Panorama da Gestão de Pessoas observou como avanços: a centralização do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), a aprovação da nova Lei de Cotas e o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) como estratégia para atração de grupos subrepresentados na Administração Pública.
O estudo avaliou com notas o nível de maturidade de vários aspectos do serviço público. O Planejamento da Força de Trabalho foi um dos mais bem cotados, alcançando a nota de 83%.
Perfil da gestão de pessoas
Mirian Bittencourt falou do Perfil da Gestão de Pessoas do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), apresentando estatísticas do Observatório de Pessoal do Governo. A diretora informou que há 16 mil servidores atuando com gestão de pessoas em 200 órgãos federais. Na mesma área, 58% são mulheres, sendo 38% delas pretas e pardas. Já na liderança da gestão de pessoas do Executivo Federal, 42% são mulheres e também 38% são pretas e pardas.
Outro dado apresentado pela diretora diz respeito à faixa etária: 55% dos servidores pertencem à chamada Geração X, composta pelos nascidos entre 1965 e 1981. Na liderança do governo federal, 60% fazem parte desse grupo, e entre todos os servidores federais, 53% estão nessa faixa etária.
Certificação
Andrea Rampani apresentou a nova Certificação em Gestão de Pessoas. Na última sexta-feira (13/6), foi publicada a Instrução Normativa SGP-Enap/MGI Nº 244, que atualiza a norma anterior e orienta os órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal sobre prazos, condições, critérios e procedimentos para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. O documento destaca 14 competências específicas para a área de gestão de pessoas, acompanhadas de seus respectivos descritores.
Segundo Rampani, a certificação vai estimular o desenvolvimento de competências estratégicas para a área, proporcionando maior autonomia e segurança na execução das atividades. O trabalho foi realizado por meio de um projeto desenvolvido em parceria com 20 órgãos, entre eles a Polícia Federal, a Anac e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Reconhecimento
Ainda durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas, aconteceu a premiação do “Reconhecimento da Rede Sipec – Experiências Inspiradoras”, promovida pelo MGI. Foram destacadas iniciativas positivas na área de gestão de pessoas no serviço público federal.
A cerimônia contou com a presença do secretário de gestão e pessoas, José Celso Cardoso, e da secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Regina Camargos. Ambos ressaltaram a importância da valorização de práticas inovadoras e do fortalecimento da cultura de aprendizado e colaboração na Administração Pública.
Na premiação, a Diretoria de Serviços de Aposentados e Pensionistas e de Órgãos Extintos (Decipex) da SGP conquistou o 1º lugar, sendo reconhecida pela excelência de sua iniciativa. Em seguida, o programa Lidera.SR ficou em 2º lugar, seguido pela Universidade Federal do Ceará. O DNIT ficou em 4º lugar, e o Ministério da Agricultura e Pecuária recebeu o 5º lugar, fechando a lista dos premiados. A premiação reforça o compromisso da Rede Sipec com a inovação, a humanização e a eficiência na gestão de pessoas no setor público.