Bem-vindo(a) à página do projeto de Certificação em Gestão de Pessoas!
A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, como órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec) tem como missão, liderar a transformação da cultura de Gestão de Pessoas na APF, priorizando a atração, o desenvolvimento, a retenção e o reconhecimento de profissionais de alto desempenho, comprometidos com a entrega de serviços públicos de excelência à sociedade.
Pensando nisso, estamos desenvolvendo o projeto de Certificação em Gestão de Pessoas (CerGP) e você , servidor(a) que atua na área de Gestão de Pessoas é nosso principal foco!
Nós sabemos como a sua jornada de trabalho é intensa, mas também reconhecemos que vocês são apaixonados no que fazem!
Por isso, pensando em vocês e na possibilidade de valorizá-los(as) e reconhecê-los(as) foi que mapeamos as competências comuns de todo servidor(a) que atua com GP e, em breve mapearemos as competências técnicas específicas. Com isso, pretendemos disponibilizar trilhas de aprendizagem que possibilitem um desenvolvimento mais assertivo e personalizado para vocês.
Mas, enquanto as trilhas não são desenvolvidas, você já pode utilizar as competências mapeadas para refletir sobre o seu desempenho atual , sua trajetória e seu desenvolvimento profissional.
Para ajudar nessa tarefa, disponibilizamos abaixo algumas sugestões:
Reflita sobre sua carreira no serviço público. Onde está e onde deseja estar nos próximos 5 anos. Anote e comece a traçar um plano de ação!
Leia a competências comuns e avalie qual seu nível de desenvolvimento com relação a cada uma delas. Você pode usar esse modelo.
Com base nos resultados você pode pensar em ações de desenvolvimento que ajudem na melhora do seu desempenho. Dê uma olhada na Enap!
Converse com sua chefia imediata. Que tal agendar encontro(s) de feedback? Aproveite para colocar seus pontos de vista, sugestões e ambições! Também esteja aberto para ouvir. Para ajudá-lo(a), você pode usar esse modelo.
Se você é chefia e já adota a prática do feedback, que tal conversar com sua equipe para que façam a avaliação das competências. Já pensou em um momento coletivo com seu time e fazer essa avaliação em conjunto. Temos um modelo aqui para ajudar. Se ainda não adota momentos de feedback, que tal começar. Veja o um modelo que pode ajudar!
Com base na avaliação das competências e no feedback com sua chefia, construa a necessidade de desenvolvimento que você precisa e apresente a sua chefia para que seja incluída no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do seu órgão ou entidade.