Bem-vindo(a) à página do projeto de Certificação em Gestão de Pessoas!
A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, como órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec) tem como missão, liderar a transformação da cultura de Gestão de Pessoas na APF, priorizando a atração, o desenvolvimento, a retenção e o reconhecimento de profissionais de alto desempenho, comprometidos com a entrega de serviços públicos de excelência à sociedade.
Pensando nisso, estamos desenvolvendo o Projeto de Certificação em Gestão de Pessoas (CerGP), uma iniciativa inovadora voltada à valorização dos servidores públicos federais que atuam com gestão de pessoas. E você, que integra essa área em seu órgão, poderá acompanhar todas as novidades por aqui!
Este espaço foi criado para trazer informações, apoiar as unidades de Gestão de Pessoas nesse projeto e oferecer materiais de apoio, orientações práticas e suporte técnico do órgão central do Sipec.
Nosso objetivo é facilitar a atuação das unidades de Gestão de Pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais, reconhecendo a excelência profissional e ampliando a capacidade dos servidores de atuarem de forma estratégica, alinhados às melhores práticas de gestão.
Junte-se a nós nessa jornada de transformação, valorização e fortalecimento da gestão pública!
Explore os conteúdos disponíveis e saiba como sua unidade pode participar ativamente desse movimento em prol de uma administração pública mais eficiente, moderna e orientada para resultados.
Como a Área de Gestão de Pessoas Pode Atuar no Projeto CerGP?
O sucesso do Projeto de Certificação em Gestão de Pessoas (CerGP) depende do engajamento e da atuação estratégica das unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades públicas federais. Confira como sua unidade pode contribuir:
Apoio à divulgação do projeto e engajamento interno
Divulgar amplamente o projeto CerGP junto aos servidores da área de gestão de pessoas de seu órgão ou entidade.
Realizar reuniões ou eventos informativos para esclarecer os objetivos, benefícios e etapas da certificação.
Estimular a participação ativa dos servidores, reforçando a importância da certificação para a valorização e o reconhecimento de suas competências.
Apoio ao Desenvolvimento de Competências
Planejar e promover ações de capacitação voltadas às competências exigidas no CerGP.
Incentivar a participação em cursos, oficinas, seminários e programas de desenvolvimento.
Acompanhar e apoiar os servidores no aprimoramento de suas competências para a certificação.
Identificação e Mapeamento de Competências
Identificar os servidores que atuam na gestão de pessoas que têm interesse em obter a certificação.
Mapear as competências atuais com a ferramenta de mapa de calor desenvolvida pelo órgão central do Sipec e as necessidades de desenvolvimento para orientar os servidores.
Auxiliar os servidores no preparo para o processo de certificação.
Acompanhamento e Avaliação de Resultados
Monitorar os resultados obtidos com a certificação no âmbito da sua unidade de gestão de pessoas.
Avaliar os impactos no desempenho dos profissionais certificados e na atuação mais estratégica da gestão de pessoas.
Divulgar casos de sucesso e lições aprendidas, fortalecendo a cultura de valorização e reconhecimento profissional.
Interação com o Órgão Central (Sipec)
Estabelecer um canal permanente de comunicação com o Sipec para esclarecimento de dúvidas e recebimento de orientações técnicas.
Compartilhar sugestões, boas práticas e experiências que possam contribuir para o aperfeiçoamento do projeto.