Quais os principais Eventos Supostamente Atribuídos à Vacinação e Imunização (ESAVI) que a vacina contra o sarampo pode apresentar?
Publicado em05/10/2023 18h49
De maneira geral, as vacinas tríplice viral e tetraviral são pouco capazes de gerar uma reação adversa no organismo e bem toleradas.
Os efeitos adversos atribuíveis à vacinação e imunização podem ser devidos a reações de hipersensibilidade a qualquer componente das vacinas ou manifestações clínicas semelhantes às causadas pelo vírus selvagem (replicação do vírus vacinal), geralmente com menor intensidade. As manifestações locais são pouco frequentes, mas podem ocorrer, ardência de curta duração, eritema (vermelhidão na pele), hiperestesia (sensação de dor) e enduração (endurecimento do local onde a vacina foi aplicada).
Outras manifestações incluem:
Febre com temperatura de 39,5ºC ou mais, surge entre o 5º e o 12º dia após a vacinação, em geral durando de um a dois dias, às vezes até cinco dias.
Dor de cabeça ocasional, irritabilidade, discreta elevação da temperatura corporal, conjuntivite e/ou manifestações catarrais, ocorrem entre o 5º e o 12º dia após a vacinação.
Exantema (manchas vermelhas), de extensão variável, ocorre do 7º ao 14º dia após a vacinação, durando em torno de dois dias.
Linfadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos) pode aparecer do 7º ao 21º dia.