Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde
O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde consiste em um conjunto de ações estratégicas destinadas à valorização e qualificação de residentes, preceptores e gestores de programas de residência e ao apoio institucional aos programas de residência em saúde no Brasil.
As ações do plano têm como público-alvo prioritário, os residentes, preceptores, gestores de programas de residência em saúde e as instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), instituições privadas sem fins lucrativos, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais com potencial para criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.
O plano foi desenvolvido para ser executado em ciclos trienais, iniciando as atividades em 2021, e consiste em um conjunto de ações estratégicas estruturadas em três eixos norteadores:
I. Eixo de ofertas educacionais: composto por ações de capacitação e qualificação profissional de residentes, preceptores e gestores de programas de residência em saúde, na modalidade de cursos, seminários, apoio à produção científica e outros processos formativos.
II. Eixo de valorização ensino-assistencial: composto por ações de fortalecimento da capacidade técnica, da produção científica e da integração entre ensino e serviço para preceptores; e (NR).
III. Eixo de apoio institucional: composto por ações de apoio às instituições na elaboração de projetos de residência em saúde e na condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência em saúde elegíveis à concessão de financiamento de bolsas de residentes pelo MS, em conformidade com necessidades e capacidades loco-regionais do SUS.