Cuidados paliativos são um tipo de cuidado que ajuda pessoas com doenças graves a terem mais qualidade de vida, aliviando a dor e outros sintomas físicos, emocionais e espirituais. Eles não são apenas para o fim da vida – podem começar desde o diagnóstico.
São ações de cuidado que priorizam o bem-estar e qualidade de vida de pessoas e seus familiares que convivem com uma doença grave que limita ou ameace a vida. Essa abordagem busca prevenir e aliviar o sofrimento físico, emocional, social e espiritual, através de suporte integral à saúde.
Os cuidados paliativos podem ser aplicados em qualquer fase de uma doença grave, independentemente da idade da pessoa ou do estágio da condição, sempre respeitando as necessidades e desejos do indivíduo.
"Pallium" é uma palavra de origem latina que significa "manto". Na prática, o termo era usado para designar uma peça de vestuário semelhante a um manto ou capa, usada na Roma Antiga para proteção contra o frio ou intempéries.
Receber o diagnóstico de uma doença grave é como enfrentar uma tempestade inesperada no percurso, uma crise que abala o ciclo natural da vida. Os cuidados paliativos surgem como esse manto protetor, oferecendo amparo e alívio para o sofrimento enfrentado em meio à tempestade.