Notícias
SAÚDE COM CIÊNCIA
Mamografia é segura e ajuda no diagnóstico precoce de câncer de mama
Foto: Internet
Você sabia que o câncer de mama é o câncer mais comum no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma? Ele também é a principal causa de morte por câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, a mamografia, exame de imagem que detecta o câncer de mama, é tão importante e deve ser feita de acordo com a orientação do profissional de saúde e a idade da paciente, além do seu histórico familiar.
Por isso, é muito importante entender que a mamografia não é perigosa e não emite doses altas de radiação que podem gerar algum risco ao paciente, como é propagado de forma equivocada por alguns grupos. A radiação emitida em um exame é baixíssima e segura aos pacientes.
A mamografia é um tipo de Raio-X realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer.
A compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e microcalcificações revelem-se e o exame seja efetivo.
Uma preocupação de muitas mulheres é uma possível dor gerada pelo exame. Caso ela aconteça, é totalmente suportável e não deve ser uma barreira para que nenhuma mulher deixe de fazer o exame, pois ele é fundamental para a obtenção de um diagnóstico ainda em fase inicial da doença.
Lembre-se: a mamografia pode identificar o câncer de mama em estágios iniciais, levando a cura das mulheres que detectaram o cãncer precocemente em até 95%.
Sintomas do câncer de mama
O aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, é o sintoma mais comum de câncer de mama. Também há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Veja abaixo outros sinais da doença:
- Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia;
- Descamação ou ulceração do mamilo;
- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada, devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
Não caia em Fake News
Saúde não é brincadeira. Por isso, antes de repassar uma informação adiante, verifique a fonte e cheque em o conteúdo em fontes oficiais, como Ministério da Saúde e Organização Mundial da saúde (OMS).
Lembre-se que conteúdos sobre saúde geralmente são baseados em evidências científicas, com referências a estudos ou comunicados oficiais.
Fonte
As referências usadas nesta matéria são:
Ministério da Saúde - Câncer de Mama