Sobre o projeto
A Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti foi criada com o objetivo de apoiar a reconstrução e o fortalecimento do sistema de saúde e vigilância epidemiológica no Haiti, após o terremoto que devastou o país, em janeiro de 2010. O desastre deixou mais de 200 mil mortos e destruiu grande parte da infraestrutura de serviços públicos haitianos.
Para apoiar a redução dos problemas na área da saúde, um acordo tripartite envolvendo os três países vem apoiando o fortalecimento da autoridade sanitária e desenvolvendo ações de cooperação em sinergia com o Plano Nacional de Saúde do país. O acordo foi assinado entre os Ministérios da Saúde de Brasil, Cuba e Haiti, em 27 de março de 2010, na capital haitiana, Porto Príncipe.
O projeto tem o compromisso de praticar ações que visem à transferência, no decorrer do tempo, de todas as atividades de saúde para o Ministério da Saúde Pública e da População da República do Haiti (MSPP). Os conhecimentos compartilhados se baseiam nas experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde do Brasil e do Sistema de Saúde de Cuba.
A Cooperação, regida por um Comitê Gestor Tripartite, com representantes dos Ministérios da Saúde dos três países, envolve, no lado brasileiro, além do Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti é a maior cooperação internacional desenvolvida pelo Brasil na área da saúde. O auxílio brasileiro ao Haiti utiliza recursos no valor de US$ 60 milhões, oriundos de créditos extraordinários, regulamentado pela Lei nº 12. 239, de maio de2010, que serão investidos até dezembro de 2014 para operações de assistência humanitária à população do Haiti.