Notícias
COMÉRCIO EXTERIOR
Inclusão: Um terço dos formados no Raízes Comex vem do CadÚnico do governo federal
Um terço das pessoas formadas pelo programa Raízes Comex em 2025 são egressas do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O programa, idealizado e desenvolvimento pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), é voltado para a inclusão negros e negras no comércio exterior e passou a contar com a parceria do MDS após assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica assinado, em fevereiro do ano passado.
O principal objetivo do ACT é ampliar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social às oportunidades geradas pelo setor. No caso MDS, a parceria está alinhada aos esforços do ministério para implementar estratégias de inclusão produtiva no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, com ações voltadas à qualificação profissional, à inserção no mercado de trabalho formal e ao fomento do trabalho decente.
O Raízes Comex busca de disseminar a cultura exportadora, promover a capacitação profissional e gerar conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da representatividade racial nas empresas exportadoras e para a redução das desigualdades no acesso às oportunidades do comércio internacional.
Além disso, o MDIC lançou recentemente a iniciativa Empresas Embaixadoras, para inserção de profissionais negros no mercado de trabalho do comércio exterior. A ação conecta empresas de todo o país a profissionais pretos e pardos egressos das capacitações do Programa Raízes Comex.
Conheça as oportunidades de capacitação atuais