Notícias
ECONOMIA VERDE
Cadastro Nacional de Economia de Impacto já tem 1.359 inscritos
Lançado em março deste ano, o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto) já registrava, até a semana passada, 1.359 empresas, iniciativas e atividades comerciais de todo país. O objetivo da plataforma é mapear e dar visibilidade a negócios que combinem resultados financeiros com impacto social e ambiental positivos.
São Paulo é o estado com o maior número de interessados, somando 336 inscrições. Na sequência aparecem Rio de Janeiro vem em seguida, com 133, e Rio Grande do Sul, com 99 inscrições.
Por regiões, o Sudeste tem 610 inscrições, seguindo por Nordeste (270), Sul (238), Norte (139) e Centro-Oeste (102).
Antes de serem efetivados, todos os cadastros passarão por checagem de dados feita pela Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a fim de verificar se atendem aos requisitos necessários para integrar o programa.
Como se cadastrar?
Para participar do Cadimpacto, o empreendedor deve possuir uma conta gov.br e preencher o cadastro pelo computador ou notebook (a plataforma ainda não tem compatibilidade com dispositivos móveis) por meio do seguinte link: https://cadimpacto.mdic.gov.br/
É possível realizar o cadastro em três níveis: bronze, prata e ouro. No nível bronze, são elencados dados básicos de identificação do empreendimento. A categoria prata pede informações mais detalhadas sobre modelo de negócio, governança e maturidade. Já o nível ouro aborda questões de sustentabilidade financeira e mensuração do impacto.
Os diferentes formulários buscam apurar o grau de maturidade dos negócios, de modo a melhor classificá-los. A plataforma segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que as informações fornecidas sejam utilizadas exclusivamente para fins de mapeamento e acompanhamento dos negócios de impacto.
Não está incluso no cadastramento a oferta de crédito, financiamento, subsídios ou incentivos fiscais. O registro também não substitui outros cadastros públicos ou privados nem emite certificações.
O que são negócios de impacto?
Empreendimentos de impacto são aqueles que promovem efeitos positivos para a regeneração, restauração e renovação dos recursos naturais, além de promoverem a inclusão de comunidades em um sistema econômico mais equitativo.