Notícias
DESCARBONIZAÇÃO
Comissão começa debater normas para uso e comercialização de biochar no Brasil
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instalaram a Comissão de Estudo Especial 328 (CEE 328) para estabelecer a estruturação técnica de biocarbono pirogênico no Brasil, com foco inicial no biochar.
O biochar é obtido da biomassa residual de atividades agropecuárias, florestais e urbanas. Trata-se de um material com utilidades econômicas e capacidade de sequestrar carbono por longos períodos.
Por meio do Programa de Normalização, Metrologia e Avaliação da Conformidade para Produtos da Bioindústria, a Comissão buscará elaborar normas e estabelecer uma infraestrutura da qualidade que garanta segurança e transparência a investidores e pesquisadores, além de estimular a inovação, sustentabilidade e o desenvolvimento de cadeias produtivas da bioindústria nacional intensivas no reaproveitamento da biomassa.
Atores estratégicos para a cadeia produtiva no Brasil, como pesquisadores e representantes de empresas do ramo, compõem a Comissão, que discutirá a normalização do setor à luz de debates internacionais realizados no Comitê Técnico ISO 238.
A bioindústria intensiva tangencia cadeias produtivas do agronegócio, promove a sustentabilidade ambiental, impulsiona a transição energética e a descarbonização dos setores industriais. O programa busca gerar valor à biomassa residual oriunda de diferentes setores econômicos pela construção de uma infraestrutura da qualidade robusta.