Notícias
Fórum Econômico
MDIC defende ampliação comercial e novo modelo de desenvolvimento em Fórum Brasil-Índia
Durante a abertura do Fórum Econômico Brasil-Índia, o secretário-executivo-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, destacou as convergências econômicas e políticas entre os dois países que defendem o multilateralismo e o compromisso com o crescimento sustentável.
Em sua avaliação, Brasil e Índia têm vocação para protagonizar um novo modelo de desenvolvimento: mais verde, mais digital, mais inclusivo, mais justo. “É preciso promover a integração, a aproximação e a complementariedade. Só assim países emergentes vão conseguir, de fato, promover justiça social, a partir da redução das desigualdades internas, gerando emprego, distribuindo renda”, ressaltou, na cerimônia de início do evento, que ocorre em paralelo à Cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro (RJ).
Elias Rosa destacou que há potencial para intensificar a parceria bilateral em segmentos como máquinas e equipamentos, fertilizantes, biofármacos, economia digital, economia circular e transição energética. Entre janeiro e junho de 2025, a Índia foi o 7º maior parceiro comercial do Brasil.
O secretário lembrou que o Brasil oferece oportunidades na área de descarbonização, ao promover a industrialização com menor emissão de gases de efeito estufa. “Ao investir no Brasil, o empresário vai contribuir com a sustentabilidade ambiental: um polímero produzido aqui emite 50% a menos gases de efeito estufa; no caso do carro elétrico, é 48% a menos. A produção do painel solar ocorre com 80% a menos”, enumerou.
“Já não é uma escolha empresarial. É um imperativo ético. Hoje há uma política clara de desenvolvimento no país que passa por esses compromissos”, afirmou.
Leia também - Lula pede ampliação do comércio com a Índia e destaca parceria em energias renováveis
NIB
Elias Rosa destacou que, por determinação do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil tem hoje uma política industrial estruturada para fortalecer o ambiente de negócios e atrair novos investimentos.
A Nova Industrial Brasil (NIB) está baseada em seis missões que englobam setores como complexo da saúde; agroindústria; economia digital, bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas, dentre outros. Levantamento inédito do MDIC mostra que investimentos da NIB em todo o país, através do Plano Mais Produção, já somam R$ 472,7 bilhões em mais de 168 mil projetos.
“Nosso compromisso é trabalhar para oferecermos ao setor produtivo as reais condições de investimentos. Todos os setores são absolutamente essenciais”, afirmou.
BRICS & Parceria
Em 2025, o relacionamento diplomático Brasil-Índia completa 76 anos. A Índia é um dos membros fundadores do BRICS, junto com Brasil, Rússia e China. É o 27º maior investidor no Brasil e em 2024 foi o 13º destino das exportações brasileiras e o 6º fornecedor estrangeiro ao Brasil. O estoque de Investimento Estrangeiro Direto da Índia no Brasil fechou 2023 em US$ 2,9 bilhões.
Fórum
O encontro é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo MDIC e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Câmara de Comércio Índia-Brasil (CCIB) e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI).
Foto: Michelle Fioravanti / CNI