Notícias
Nova Indústria Brasil
Conselho começa a discutir prioridades para projetos de alto impacto tecnológico
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) participou nesta terça-feira (29/07) da reunião de instalação do Conselho Nacional de Projetos Tecnológicos de Alto Impacto, que vai mapear desafios e identificar oportunidades e apoio a projetos nessa área.
A reunião foi presidida ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Além do MCTI e do MDIC, que exerce a secretaria-executiva do Conselho, compõe o colegiado a da Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais, o Ministério da Fazenda e representantes da sociedade.
“O que nós precisamos é de uma convergência na direção daquilo que é essencial para uma geração mais robusta de desenvolvimento”, afirmou a ministra de Luciana Santos, na abertura da reunião.
O conselho é responsável pela coordenação da Iniciativa Nacional de Projetos Tecnológicos de Alto Impacto, instituída pelo decreto nº 12.081, que, em consonância com os objetivos da Nova Indústria Brasil (NIB), busca promover o crescimento sustentável, a geração de empregos qualificados e o fortalecimento da base industrial e tecnológica nacional a partir de projetos de longo prazo, executado por parcerias com pesquisadores, instituições científicas e empresas brasileiras.
Qualificação de recursos
“É muito importante que esses recursos gerem inovação de impacto para a sociedade civil e para a indústria”, argumentou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira. “Mais do que aumentar o volume de recursos, precisamos qualificar esses recursos”.
Na visão do secretário, um dos problemas enfrentados em iniciativas dessa natureza é o financiamento de projetos com impacto questionável em relação à geração de patentes, de produtos e de retorno para a sociedade. “É preciso trazer maior efetividade para recursos de investimento em P&D”, concluiu.
Além das definições de como funcionará o Conselho, a reunião deu início aos trabalhos para identificar os desafios nacionais prioritários relacionados à NIB e que possam levar à elaboração de projetos tecnológicos de alto impacto.
Entre os próximos passos, está realização de consulta pública para melhor orientar as ações do conselho.
Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)