Notícias
ECONOMIA VERDE
Comissão dá primeiro passo para estruturar o Plano Nacional de Bioeconomia
Com a missão de coordenar e implementar políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da bioeconomia, em articulação com a sociedade civil e o setor privado, a Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio) deu o primeiro passo para estruturar o Plano Nacional de Economia e criou três grupos de trabalho (GTs) durante a primeira reunião do grupo interministerial, nesta quinta-feira (13). Também foi estabelecido um calendário institucional para a estruturação do Plano, com expectativa de lançamento entre setembro e outubro de 2025.
A CNBio conta com a presidência do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, que destacou a importância do trabalho conjunto do governo federal com o setor privado e a sociedade civil.
“O Plano Nacional de Bioeconomia será uma construção coletiva, ouvindo a sociedade civil e o setor privado”, destacou Rollemberg. “Será uma construção como é a Nova Indústria Brasil, com o estabelecimento por missões, motivos pelo qual criamos hoje três Grupos de Trabalho”, complementou.
Os GTs foram divididos em três pilares, cada um coordenado por um ministério diferente, como segue abaixo:
1) Biomassa (Ministério da Agricultura e Pecuária)
2) Bioindústria e biomanufatura (MDIC)
3) Ecossistemas terrestres e aquáticos e sociobioeconomia (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima)
Cada GT deverá elaborar propostas de missões a serem validadas pela CNBio, detalhar as missões validadas, analisar as recomendações advindas de consultas públicas a serem realizadas em abril e junho, assim como de diálogos regionais. A composição dos GTs contará com membros da Comissão Nacional de Bioeconomia indicados pelo plenáro e convidados validados pelos coordenadores de cada GT.