Grupo Elas na Economia Circular
O grupo Elas na Economia Circular foi criado pelo Departamento de Novas Economias (DNOVA), com o apoio da Secretaria Executiva do MDIC. A iniciativa pioneira busca integrar a perspectiva de gênero na implementação da Estratégia Nacional de Economia Circular.
Formado por mulheres de perfis e experiências diversas, o coletivo tem como objetivo assegurar que as políticas públicas de economia circular reflitam as reais necessidades e desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente aquelas que atuam em cooperativas, sistemas de triagem e na indústria de reciclagem.
A criação deste grupo destaca a importância da atividade feminina na transição para modelos mais sustentáveis. Historicamente sub-representadas em setores estratégicos, as mulheres encontram na economia circular oportunidades de liderança e protagonismo.
O Elas na Economia Circular representa um avanço significativo na promoção da equidade de gênero dentro da agenda de sustentabilidade no Brasil. Sua atuação reforça a necessidade de políticas públicas inclusivas que reconheçam e valorizem o papel das mulheres na construção de uma economia mais justa, circular e sustentável.
Mesas de Diálogo
Em 2024, foram realizadas duas reuniões, nos meses de março e abril, nas quais foi apresentado o sumário executivo da Estratégia Nacional de Economia Circular e compiladas propostas para subsidiar a elaboração do Decreto nº 12.082, que instituiu oficialmente a ENEC.
O terceiro encontro do grupo ocorreu em março de 2025, com o propósito de analisar o Plano Nacional pelo viés feminino da inclusão e equidade de gênero.
Confira os diálogos iniciais do grupo:
1) MDIC debate economia circular sob a perspectiva da mulher
2) MDIC promove a equidade de gênero na construção da Estratégia Nacional de Economia Circular
3) Lideranças femininas debatem o Plano Nacional de Economia Circular sob a ótica da equidade de gênero