WCEF 2025 - Fórum Mundial de Economia Circular acontece no Brasil
-
Programação
O programa dos dias 13 e 14 de maio terá 4 plenárias e 12 sessões paralelas, embasadas nas mais recentes evidências científicas, e mais 2 sessões extras.
A programação principal poderá ser acompanhada de maneira remota, mediante inscrição antecipada. O evento presencial é exclusivo para convidados.
Nos dias 15 e 16 de maio serão realizadas sessões de aceleração dos parceiros do WCEF ao redor do mundo e on-line para todos que quiserem acompanhar.
Confira aqui a programação completa.
Estratégia Nacional em destaque
A abertura do Fórum Mundial, no dia 13, contou com mensagem do vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin: “O mundo busca uma nova governança climática e o Brasil se destaca com o firme propósito de liderar essa transformação”.
A atuação conjunta do MDIC e diversos parceiros institucionais públicos e privados é apresentada no estande da Estratégia Nacional de Economia Circular e do ReCircula (programa da ABDI) no salão principal do evento.
Representantes da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/MDIC) participam de diversas agendas do WCEF em São Paulo ao longo de toda a semana.

- .
O chefe de gabinete do MDIC, Pedro Guerra, enfatizou os avanços do atual governo na transformação ecológica como a promoção da sustentabilidade como eixo transversal em todos os ministérios. "Na reestruturação do MDIC foi criada a Secretaria de Economia Verde, que apesar de nova, foi decisiva para a mudança de paradigmas produtivos e para o estabelecimento de marcos legais como o mercado de carbono, hidrogênio verde, produção de energia eólica off-shore e as leis do combustível do futuro e de incentivo à reciclagem", lembrou.Ele citou ainda a "criação de um espaço democrático para discussões" do tema, através do Fórum Nacional formalizado ano passado, e o lançamento da Estratégia Nacional de Economia Circular e seu plano decenal aprovado no dia 08 de maio. (Assista na íntegra).
Na tarde de terça-feira, o diretor de Novas Economias do MDIC, Lucas Ramalho Maciel, integrou a sessão "Soluções tropicais para acelerar a circularidade", destacando as ações do governo brasileiro rumo à transição dos modelos lineares de produção para práticas mais sustentáveis, regenerativas e circulares. "O Brasil tem tudo para se tornar um bioestado devido ao seu grande potencial de economia verde", afirmou o diretor. Ele também divulgou o Plano Nacional de Economia Circular , recém-lançado pelo Ministério, e que organiza os cinco eixos estratégicos para a implementação da economia circular no país nos próximos 10 anos.A sessão compartilhou perspectivas diversas do setor privado, governo, finanças e empresas na região da América Latina e do Caribe (ALC), e explorou como soluções tangíveis e práticas implementadas em diferentes setores, incluindo parcerias inovadoras, ajudam a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular. (Assista na íntegra).
- Informações úteis
- Mais informações

