1ª Reunião do Grupo Temático de Indicadores Socioeconômicos de Economia Circular
-
Programação
A atividade reuniu cerca de 20 representantes de ministérios, instituições públicas e privadas, incluindo membros do Fórum Nacional de Economia Circular, para aprofundar as discussões acerca da construção coletiva de um acervo nacional de indicadores da Economia Circular.
Neste primeiro encontro, foram observados conceitos para a composição do glossário inicial e requisitos essenciais que orientarão o plano de trabalho conjunto para o desenvolvimento dos indicadores.
"Precisamos aprimorar nosso entendimento sobre o que está sendo gerado em diferentes frentes para direcionar melhor os esforços. Já dispomos de um acervo de normas e de uma governança para a economia circular em nível federal, o que nos permite otimizar ações à medida que visualizamos dados e indicadores relacionados à economia circular no país. Estamos propondo um histórico de indicadores que pode ampliar nossa capacidade de análise e planejamento”, justificou o coordenador-geral de Bioeconomia e Economia Circular (CGBEC), Rodrigo Bonecini de Almeida, do Departamento de Novas Economias da SEV/MDIC.
A intenção é recolher colaborações de instituições e agentes vinculados ao tema, equalizando propostas e sugestões ao alcance da responsabilidade da SEV/MDIC e no escopo da Estratégia Nacional de Economia Circular.
Bonecini informou, ainda, que a compilação e análise de dados socioeconômicos poderá contar, a partir do próximo ano, com apoio de consultorias especializadas, contratadas por meio de parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). O referido termo de referência deve ser publicado em breve.
Além de servidores da CGBEC, participaram da reunião representantes dos ministérios da Fazenda e do Trabalho e Emprego; IBGE; Sebrae Nacional; do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); da Unido; e do projeto “Promoção de uma Economia Circular para a Transição Econômica Socioecológica (PromEC), implementado pela GIZ (Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável); da Confederação Nacional da Indústria (CNI); da Fundação Avina; e do Instituto Clima e Sociedade (ICS).
Grupo Temático - O principal objetivo do coletivo, liderado pelo MDIC, é construir um sistema de monitoramento da circularidade brasileira, que permita avaliar e acompanhar o avanço da economia circular no país de forma estruturada e integrada, em aspectos socioeconômicos, como investimentos, renda e empregos.
A construção desse sistema exige esforço colaborativo e participação ativa de diferentes setores, incluindo órgãos governamentais, especialistas e outros stakeholders. A próxima reunião do grupo temático está agendada para 26 de janeiro de 2026.A ideia é avançar no entendimento comum sobre os indicadores propostos para a economia circular, abordando questões fundamentais, como:- Identificação de dados já disponíveis e passíveis de utilização;
- Análise das necessidades de tratamento, adaptação ou harmonização dos dados existentes;
- Proposta de soluções para estruturar a integração entre as diferentes bases de dados nacionais.
- Informações úteis