A Secex utiliza o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, conhecido como Sistema Harmonizado (SH), e a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado. Dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.
A SECEX também adota a Classificação Internacional de Todas as Atividades Econômicas (ISIC), mantida pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD). A ISIC propõe uma estrutura menos voltada para produto e mais voltada para atividade produtiva, o que torna a classificação importante para análises do comércio exterior em termos industriais a partir dos produtos comercializados.
Outra classificação utilizada nos relatórios produzidos pela Secex é a CUCI – Classificação Uniforme para o Comércio Internacional. É a classificação utilizada nas estatísticas de comércio exterior da Organização das Nações Unidas – ONU.
Também é utilizada a classificação CGCE – Classificação por Grandes Categorias Econômicas, baseada em metodologia da ONU e adaptada à realidade brasileira pelo IBGE.
Para informações mais detalhadas sobre cada uma dessas classificações de mercadorias, consulte os Manuais e Notas Metodológicas.