A gestão de riscos do MDIC é estruturada pelas seguintes unidades: (1) Comitê de Governança Estratégica; (2) Subcomitê de Gestão de Riscos; (3) Secretaria-Executiva do Ministério, representada pelo Departamento de Supervisão e Gestão Estratégica; (4) Assessoria Especial de Controle Interno; e (5) gestores.
O Comitê de Governança Estratégica - CGE é responsável pela supervisão da implementação da Política de Riscos do Ministério. Ao Subcomitê de Gestão de Riscos compete o assessoramento ao CGE na gestão do processo de gestão de riscos, em especial quanto à Política de Gestão de Riscos, à metodologia a ser utilizada, ao apetite à risco institucional e ao plano de ação para a implementação da gestão dos riscos.
Aos demais integrantes, cabe a operacionalização do processo, seja propondo os elementos técnicos, apoiando sua implementação ou mesmo executando as ações aprovadas. Nesse sentido, a AECI/MDIC contribui no apoio aos gestores do MDIC, acompanhando o tratamento de riscos para maximizar a efetividade dos controles e manter o risco residual do projeto ou processo em nível aceitável a este Ministério.