Notícias
GESTÃO DE RISCOS
MDA promove workshop sobre gestão de riscos
Foto: Karina Borges
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) deu início, na manhã desta quinta-feira (5), ao Workshop de Gestão de Riscos de forma a compartilhar a sua Política de Gestão de Riscos publicada em dezembro de 2025.
A abertura contou com a participação de Diego Donizetti, subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), Tatiana Freitas, representante do Subcomitê Técnico de Gestão de Riscos, Controle, Integridade e Transparência do MDA, Julia Marques, representando a Secretaria-Executiva Adjunta do MDA e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Em sua fala de abertura, Diego reafirmou o compromisso do ministério com as ações de integridade e destacou a parceria da SPOA com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pelo Projeto Integra MDA. “O projeto adota uma metodologia de gestão voltada ao aprimoramento dos processos a partir da mitigação de riscos e na automação. Reforço a importância dessa iniciativa e destaco a minha satisfação em contribuir com um tema que vai além da reestruturação organizacional, promovendo a maturidade da gestão pública”, diz o subsecretário.
Na ocasião, Júlia Marques destacou que a gestão de riscos não é mais algo acessório, é parte estruturante da forma como é planejado, decidido e executado as políticas públicas. “Costuma-se dizer que o risco é o efeito da incerteza sobre os objetivos e, no nosso caso, esses objetivos são claros: fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento agrário e entregar políticas públicas efetivas à sociedade. Por isso, gerir risco significa, na prática, cuidar da nossa capacidade de entregar resultados. Quando não há uma gestão de riscos estruturada, todos nós sentimos os efeitos”, afirmou.
A programação do evento continua nesta sexta-feira (6), com a realização de palestras voltadas à aplicação da metodologia de gestão de riscos no processo de prestação de contas. As atividades ocorreram no período das 9h às 12h, dando sequência às ações de capacitação.
