Notícias
BIOINSUMOS
MDA e Instituto Goiano firmam parceria para criar Especialização Lato Sensu em Bioinsumos para agentes de Ater
Foto: Albino Oliveira - Ascom/MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) firmou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), no âmbito do Programa Mais Gestão. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas de capacitação, com a criação de curso de Especialização Lato Sensu em Bioinsumos, voltada aos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
O Termo foi assinado pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira, e pelo reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro. O valor do investimento chega a R$ 650 mil, com durabilidade até junho de 2027.
Ao defender um futuro mais saudável e sustentável, Paulo Teixeira reforçou a urgência de repensar os rumos da produção no campo no Brasil. Para ele, a transformação do modelo atual é essencial não apenas para proteger o meio ambiente, mas também para garantir alimentos livres de veneno e mais qualidade de vida para a população. “Nós temos que fazer uma transição de modelos no nosso Brasil para que as pessoas se alimentem sem consumir veneno. É por isso que hoje nós estamos assinando um projeto na direção desse modelo, que é o abandono de uma agricultura de base química para uma agricultura de base biológica baseada nos bioinsumos”, declarou.
“A criação e oferta de uma especialização em Lato Sensu em Bioinsumos, em âmbito nacional, voltada a agentes da terra, é uma iniciativa absolutamente estratégica. Formar quem está na ponta, quem dialoga diretamente com os agricultores e agricultoras, é garantir conhecimento, que o conhecimento não fique restrito aos laboratórios ou às salas de aulas, mas chegue efetivamente ao campo, aos territórios e às comunidades rurais”, afirmou o reitor, Elias de Pádua Monteiro.
Texto: Isabella Melo – Ascom/MDA