Notícias
FLORESTAS PRODUTIVAS
Ministro Paulo Teixeira visita projeto de Florestas Produtivas com comitiva internacional
Foto: Matheus Soares
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitou, neste domingo (16), uma unidade do projeto Florestas Produtivas no assentamento Paulo Fontelles, na ilha do Mosqueiro, no Pará.
Acompanhando o ministro, comitiva formada por gestores do ministério, o presidente do Incra, Cesar Aldrigh, a diretora da Conab, Rosa Neide, o presidente da Anater, Camilo Capiberibe, e representantes do governo da Alemanha e de órgãos internacionais como a FAO, além de representantes da Petrobrás e ONGS internacionais.
A comitiva veio conhecer o projeto de Florestas Produtivas, que recupera áreas degradadas com agroflorestas e um viveiro de produção de mudas frutíferas e árvores nativas. Visitaram o lote de Miguel Ricardo do Nascimento Filho, conhecido como Seu Murphy, onde se reuniram com a comunidade do assentamento e conheceram o viveiro e a área de plantio, onde Seu Murphy cultiva 21 espécies alimentícias, entre maracujá, melancia, pitaya, açaí, abóbora, banana, batata, cumaru, cupuaçu, mandioca e feijão, entre outras, além da produção de mel e criação de porcos. Criando uma diversidade de culturas que torna o agricultor menos dependente do preço de um único produto.
O Floresta Produtiva combina cultivos de retorno mais rápido como feijão, maracujá e mandioca, enquanto crescem as árvores produtivas como açaí, cupuaçu e cacau.
O programa conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Fundo Amazônia do BNDES e da Caixa Econômica Federal, já investidos R$ 426 milhões a fundo perdido em 82 municípios da região amazônica. O ministro Paulo Teixeira conversou com a comunidade. “O programa brilha os olhos dos agricultores e permite que eles, em uma pequena área de Floresta recuperada, tenham uma rentabilidade muito forte.”
O lote instalado conta com um sistema irrigado que irá garantir o sucesso do cultivo e do crescimento das árvores produtivas para a recuperação da área.
Os visitantes também viram uma demonstração do “Açaí bot”, robô que sobe nas árvores e facilita e aumenta a produtividade da colheita do açaí.