Notícias
Território de Potengi realiza Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no Rio Grande do Norte
Na última quinta (17/07), o município de São Paulo do Potengi (RN) foi palco da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Potengi, etapa fundamental do processo preparatório rumo à 3ª Conferência Nacional, marcada para março de 2026, em Brasília. O evento reuniu representantes de todos os municípios que compõem o território, consolidando um espaço de escuta, debate e construção coletiva de propostas para fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural no Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes agricultores e agricultoras familiares, sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil. Juntos, eles debateram os principais desafios enfrentados nas zonas rurais do território e aprovaram propostas que serão levadas às etapas estaduais e, posteriormente, à nacional. Ao final da conferência, foram eleitos(as) os(as) delegados(as) que representarão o Potengi nas próximas fases do processo.
O encontro reafirmou o compromisso com a construção democrática de políticas públicas que partem das realidades locais. As conferências territoriais têm papel estratégico na formulação de políticas de fortalecimento da agricultura familiar, sustentabilidade ambiental e economia solidária.
A conferência também contou com a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), representada pelo secretário Alexandre Lima. Em sua fala, Alexandre destacou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar e reforçou o apoio contínuo da Sedraf e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) às ações nos territórios rurais.
Comunidades Rurais
A etapa foi marcada pela diversidade institucional presente e pela qualidade dos debates, com destaque para a formulação de propostas sobre agroecologia, reforma agrária, e a garantia de direitos à terra, à água e ao território, além da reflexão sobre o futuro das comunidades rurais potiguares.
A mobilização do Território Potengi representa um passo importante para a consolidação de um modelo de desenvolvimento rural mais justo, inclusivo e sustentável, onde quem vive e produz no campo tem voz ativa na formulação das políticas públicas que impactam seu cotidiano.
Etapa Digital
Além das discussões presenciais, a conferência também destacou a importância da Etapa Digital, em curso até 31 de dezembro de 2025. Por meio da plataforma Brasil Participativo, qualquer pessoa pode enviar até três propostas e votar em até dez. As autoras e autores das 20 propostas mais votadas participarão diretamente da Etapa Nacional, ampliando a representatividade e a diversidade de vozes no processo.
Comunicação Condraf