Notícias
Brasil Rural com rosto de mulher: conferência do MDA debate propostas para o futuro da agricultura familiar para mulheres
O protagonismo das mulheres rurais ganhou destaque nesta quarta-feira (29/10) durante a Conferência Setorial de Mulheres Rurais, realizada em Brasília como parte da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS). O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com apoio organizacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), e reuniu agricultoras, lideranças comunitárias, pesquisadoras, gestoras e representantes de movimentos sociais de todo o país.
As participantes debatem até amanhã (31/10) propostas de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, à valorização do trabalho das mulheres rurais e ao fortalecimento da agricultura familiar para elas. As discussões resultarão na construção de um caderno de propostas que será encaminhado à etapa nacional da 3ª CNDRSS, prevista para março de 2026.
Acesse o calendário de preparatórias da 3ª CNDRSS
Para Fernanda Machiaveli, secretária executiva do MDA, a conferência setorial representa um marco na construção de políticas públicas mais inclusivas e sensíveis às demandas das mulheres. “O poder está nas nossas mãos para definir nossas propostas com um olhar feminista”, destacou. “Sem a Marcha das Margaridas, por exemplo, nós não teríamos um programa de Quintais Produtivos para responder aos anseios das mulheres rurais”, completou.
Rosana Bertotti, conselheira do Condraf, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf), demandou mais crédito para que as mulheres tenham acesso a uma produção de qualidade. “Não descansaremos, nem deixaremos um só dia de lutar”.
Eutália Barbosa Rodrigues Naves, do Ministério das Mulheres, lembrou que metade da força de trabalho no rural é das mulheres. “Mas nem sempre são elas que acessam crédito e participam da riqueza. As desigualdades limitam os direitos das mulheres. São elas que preservam os biomas e constroem experiências concretas de agroecologia".
Brasil mobilizado
A 3ª CNDRS que está mobilizando milhares de pessoas em todo o país. Até o momento, mais de 370 conferências preparatórias já foram realizadas em todas as regiões brasileiras, reunindo agricultoras e agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, juventudes rurais e representantes de entidades da sociedade civil e outros segmentos.
Próximas conferências do MDA
-
Conferência Temática de Reforma Agrária e Governança Fundiária (pré-CIRADR+20) - 3ª CNDRSS - 9 a 11 de dezembro de 2025, Brasília (DF)
-
Conferência Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural - 3ª CNDRSS - 1 a 3 de dezembro de 2025, BrasílIa (DF)
Etapa Digital
Além das etapas setoriais, municipais, territoriais, estaduais e temáticas, há também a Etapa Digital. Qualquer pessoa pode fazer até 3 propostas e votar em até 10 propostas ao governo. As 20 propostas mais votadas vão compor um caderno nacional que vai ser enviado ao MDA; e as(os) autoras(es) vão participar da Etapa Nacional 3ª CNDRSS, em Brasília. Acesse: www.gov.br/cndrss3
Comunicação Condraf