Notícias
Diretor-Presidente do ITI participa da 2ª Edição do Cyber.Gov
Na última terça-feira, 22 de outubro, o Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da informação (ITI), Enylson Camolesi, esteve presente da 2ª Edição do Cyber.Gov. O evento foi realizado no Centro de Convenções Parque Cidade Corporate, em Brasília-DF, e teve como tema cibersegurança e governo.
Camolesi participou do Painel “A Política Nacional e os desafios da Segurança da Informação no Setor Público” que também contou com a participação do Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Carlos Baigorri, do Diretor do Departamento de Segurança Cibernética do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Luiz Fernando Moraes da Silva, e do Diretor de Privacidade e Segurança do Sistema de Gestão do Desempenho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI), Leonardo Ferreira.
Acerca da necessidade de ter uma estrutura de governança sobre cibersegurança, Camolesi destacou que temos que ter um organismo que discuta e produza os normativos e que nos coloque dentro das melhores práticas mundiais. Mas ressaltou a necessidade de falar sobre segurança cibernética juntamente com letramento digital para operar uma estrutura dessa.
O Diretor-Presidente do ITI também afirmou que não se pode confundir cibersegurança com telecomunicações, coisas que devem ser separadas. Por fim, disse que a cibersegurança é uma questão de estado, visto que é uma nova fronteira ameaçada, e que 98% das falhas de cibersegurança ocorrem por conta do erro humano, logo é importante unir a parte humana com o cyber, para daí criar uma cultura em torno da segurança cibernética.
A 2ª Edição do Cyber.Gov contou com outros painéis sobre temas importantes na área de cibersegurança dentro do governo, como estratégia nacional de cibersegurança, soluções governamentais diante de ameaças cibernéticas, dentre outros temas emergentes no cenário governamental.