Autoridades Certificadoras - AC

Publicado em 14/07/2020 09h44 Atualizado em 18/11/2020 14h04
  • Estrutura detalhada: Árvore hierárquica da ICP-Brasil (Autoridades Certificadoras de 1º e 2º níveis e Autoridades de Registro da ICP-Brasil).
  • Cadastro Nacional de Nomeclaturas - CNN: banco de dados público, que tem por finalidade evitar a ocorrência de identidade ou semelhança entre as nomenclaturas adotadas pelas entidades integrantes da ICP-Brasil.

 

Relação de Autoridades Certificadoras de 1º nível da ICP-Brasil


 

SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados
Primeira Autoridade Certificadora de 1º nível credenciada pela ICP-Brasil, a empresa busca desde a criação de seu Centro de Certificação Digital - CCD, em 1999, divulgar o uso dessa tecnologia para os vários segmentos com que trabalha.
Acesso ao site da AC Serpro

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Única instituição financeira credenciada como Autoridade Certificadora da ICP-Brasil, a Caixa Econômica Federal tem trabalhado também para que a certificação digital integre serviços que resultem em melhoras para seus funcionários, clientes e titulares das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS
Acesso ao site da AC Caixa

SERASA EXPERIAN
Autoridade Certificadora do setor privado, a Serasa fornece a segurança dos certificados digitais para quase todos os grupos financeiros participantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro –SPB.
Acesso ao site da AC Serasa Experian

RECEITA FEDERAL DO BRASIL
A Receita Federal do Brasil – RFB disponibiliza uma grande quantidade de serviços com o objetivo de simplificar ao máximo a vida dos contribuintes, facilitando o cumprimento espontâneo das obrigações tributárias para os que possuem certificados digitais ICP-Brasil.
Acesso ao site da AC Receita Federal

CERTISIGN
A Certisign tem duplo foco no ramo da certificação digital. Além de fornecer a ferramenta tecnológica, o grupo desenvolve soluções para uso exclusivo com certificados digitais ICP-Brasil.
Acesso ao site da AC Certisign

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Imprensa Oficial é a Autoridade Certificadora Oficial do Estado de São Paulo credenciada para oferecer produtos e serviços de certificação digital para os poderes executivo, legislativo e judiciário, incluindo todas as esferas da administração pública, direta e indireta, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Acesso ao site da AC Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

AC JUS
A AC-JUS alavancou definitivamente a implantação da Certificação Digital no Judiciário fomentando o desenvolvimento de aplicações para comunicação e troca de documentos eletrônicos, viabilizando dentre outros, o Processo Judicial Eletrônico – PJ-e. A AC-JUS por ser AC de 1º ní­vel não emite certificados para usuários finais, isto é, apenas emite certificados para as suas Autoridades Certificadoras subordinadas. Estas sim, emitem os certificados para os usuários finais, que podem ser Magistrados e servidores, equipamentos e aplicações dos poderes judiciário, executivo ou legislativos federal ou estadual. Atualmente compõem a cadeia da AC-JUS: Certisign-JUS, Serasa-JUS, Valid-JUS Soluti-JUS, Serpro-JUS e Caixa-JUS.
Acesso ao site da AC JUS

AC PR
Credenciada para emitir Certificados Digitais totalmente aderentes às normas e padrões estabelecidos pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, a Autoridade Certificadora da Presidência da República - AC PR foi criada em abril de 2002, por uma iniciativa da Casa Civil, no âmbito do governo eletrônico – e-Gov. A AC PR emite certificados para autoridades e servidores da Presidência da República e da Vice-Presidência da República e para autoridades e servidores do Poder Executivo Federal que necessitam utilizar certificado digital para autenticação em aplicativos geridos pela PR.
Acesso ao site da AC PR

CASA DA MOEDA DO BRASIL
Entre as mais antigas instituições públicas brasileira, a instituição consolida o objetivo de modernização de sua estrutura produtiva e administrativa, bem como se habilita para atender ao mercado de segurança na era virtual.
Acesso ao site AC CMB

VALID CERTIFICADORA DIGITAL
A AC Valid atua no mercado de certificação digital focando suas atividades em tecnologias que resultem na prestação de serviços. Além da emissão dos certificados, a Valid oferece serviços de tecnologia para infraestrutura de chaves públicas, consultoria e suporte no comando de processos e atividades de apoio a Autoridades de Registro.
Acesso ao site da AC Valid Certificadora Digital

SOLUTI CERTIFICAÇÃO DIGITAL
Especializada em tecnologia da informação com atuação em todo o território brasileiro, em 2012 a Soluti tornou-se a 11ª Autoridade Certificadora – AC de 1° nível vinculada a ICP-Brasil. A Soluti já atuava como Autoridade de Registro – AR em vários estados do país oferecendo serviços, produtos e soluções em certificação digital.
Acesso ao site da AC Soluti Certificação Digital

AC DIGITALSIGN
A Digitalsign é uma empresa portuguesa, que através da Digitalsign Certificadora – empresa brasileira, tornou-se a 12ª Autoridade Certificadora - AC de 1º nível da ICP-Brasil. O grupo é composto pelas empresas DigitalSign Portugal, AET Europe e Thomas Greg & Sons.
Acesso ao site da AC DigitalSign Certificação Digital

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
A AC-MRE é responsável exclusivamente pela emissão do certificado digital que assina os componentes eletrônicos do novo passaporte brasileiro, aderente ao Public Key Directory – PKD da Organização da Aviação Civil Internacional – ICAO, agência especializada das Nações Unidas.
Acesso ao site da AC Ministério das Relações Exteriores

AC DEFESA
A AC Defesa tem por finalidade emitir e fornecer certificados digitais para o Ministério da Defesa, bem como para as três forças singulares: marinha, exército e aeronáutica. Visando aumentar a interoperabilidade, a segurança e a operação conjunta das forças.
Acesso ao site do Ministério da Defesa

AC SAFEWEB
A AC Safeweb faz parte de uma empresa de capital nacional. Com sede em Porto Alegre/RS, tem presença em todas as unidades federativas. Ao longo de seus 20 anos de existência, desenvolveu soluções para empresas e instituições nas áreas de Certificação Digital e de Atributo, Documentos Fiscais Eletrônicos, Portal de Assinaturas Eletrônicas, entre outros
Acesso ao site da AC Safeweb

PRODEMGE
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, Prodemge, foi credenciada à ICP-Brasil como Autoridade Certificadora de 1º Nível em 2018. A AC Prodemge emite certificados digitais para órgãos públicos, seus representantes e para pessoas físicas e jurídicas do setor privado.
Acesso ao site da AC Prodemge