Notícias
Últimos dias para contribuir com a elaboração dos planos setoriais e temáticos do Plano Clima
Se encerra, nessa sexta-feira (9) o prazo para envio de contribuições à consulta pública sobre os planos setoriais e temáticos de adaptação, componentes do Plano Clima. É possível colaborar por meio da plataforma Brasil Participativo >>Clique e Participe<<
Conduzido pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 23 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, o plano servirá como guia da política climática brasileira até 2035.
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) é o órgão do Governo Federal que, por meio da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ), fortalece e promove a infraestrutura das comunidades quilombolas provendo instrumentos de adaptação à mudança climática e promoção da igualdade racial. E prevê a realização de ações de redução de vulnerabilidades socioeconômicas e de combate ao racismo ambiental.
Para a ministra da igualdade racial, Anielle Franco, a temática da Igualdade Racial e Combate ao Racismo é uma agenda prioritária do Plano Clima. “Os objetivos estão alicerçados na urgência de enfrentar os desafios impostos pela mudança do clima e pelo racismo ambiental, destacando a importância de promover a justiça climática alicerçada na justiça social e racial”, destaca.
O Plano Clima possui dois principais pilares. O primeiro é a Estratégia Nacional de Mitigação, para reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa, cuja alta concentração na atmosfera provoca o aquecimento global. O segundo é a Estratégia Nacional de Adaptação, que tem o objetivo de diminuir a vulnerabilidade de cidades, setores, populações e ambientes naturais à mudança do clima e garantir melhores condições de o país enfrentar os eventos climáticos extremos.