Notícias
Sinapir amplia adesões e presença em todas as regiões do Brasil
- Foto: Rebecca Omena
O Ministério da Igualdade Racial atingiu em 2024 o maior número de adesões anuais ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Foram 58 novas adesões e seis alterações de modalidade, totalizando 64 avanços no ano. O Sinapir agora conta com 282 adesões, um crescimento de 50% em relação ao início do governo, quando registrava 188 participantes. A gestão do sistema é feita pela Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir),
Entre os destaques de 2024 estão as adesões dos estados de Sergipe e Roraima, completando a presença do Sinapir em todas as unidades federativas do país. Capitais como Porto Velho (RO), Belém (PA), João Pessoa (PB) e Manaus (AM) também passaram a integrar a rede, ampliando a abrangência do Sistema.
Clédisson Junior, Secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, celebrou as novas adesões como uma conquista coletiva: "Este avanço simboliza o esforço conjunto entre o governo federal, estados e municípios para fortalecer o Sinapir. Atingir 282 adesões não apenas celebra a união dos entes federados, mas também indica nossa dedicação em levar as políticas de igualdade racial a todos os cantos do país."
Para Isadora Bispo, Diretora de Articulação Interfederativa, o resultado reflete o compromisso com a institucionalização das políticas públicas de igualdade racial: "Esses números destacam a importância do Sinapir como ferramenta para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento das desigualdades. Cada adesão representa um passo em direção a um Brasil mais justo e inclusivo."
Os estados do Maranhão e Rio Grande do Sul se destacaram em número de adesões em 2024, com 10 e 8 municípios, respectivamente. Melina de Lima, Coordenadora de Articulação Interfederativa, ressaltou o papel do Sinapir em estimular redes locais de colaboração: "Com esses casos de muitas adesões em um mesmo estado, percebemos como os municípios conseguem atuar como ‘multiplicadores’. Esse diálogo entre gestores é fundamental para ampliar nossa rede e levar a política a cada vez mais localidades."
Mesmo após o período de defeso eleitoral, que tradicionalmente desacelera o ritmo de adesões, o Sinapir registrou 28 avanços nos últimos dois meses do ano, destacando municípios como Guimarães/MA, Gravataí/RS, Serra Talhada/PE, Manaus/AM, Porto Alegre/RS e muitos outros.
Confira a lista atualizada dos entes participantes aqui.