Notícias
Sessão de homenagens fecha penúltimo dia da Conapir
Foto: Bruno Fernandes/MIR
A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) prestou um tributo, em forma de homenagem, nesta quinta-feira (18), à história e à construção do Brasil e dos brasileiros.
Em uma cerimônia com muitas lembranças emocionadas e brados de luta e memória, placas de homenagem foram entregues para representar marcos históricos da luta pela igualdade racial no país. A sessão solene valorizou e resgatou momentos históricos e de luta contra o racismo e pela consolidação da política de igualdade racial no Brasil.
"O que estamos fazendo aqui hoje também é histórico. Sobrevivemos à destruição e ao desmonte das políticas e estamos vivendo para apontar o futuro das políticas da igualdade racial", defendeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Dentre os momentos lembrados, estão a titulação do quilombo Boa Vista, que completa 30 anos em 2025; as vidas de Flávio Jorge e Roseli Faria, que foram ativos no movimento negro, lutando por políticas públicas; o estatuto da Igualdade Racial, publicado em 2010; as políticas de ações afirmativas; a luta das mulheres negras; e o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir); além da criação do Ministério da Igualdade Racial.
Para receber as placas de homenagem a esses momentos, foram escolhidas pessoas que representaram, simbolicamente, esses marcos de resistência coletiva. Dentre os representantes, estavam os conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Afonso Gomes, Carlene Printes, Nuno Coelho e Rosa Negra, além da vice-presidenta do Conselho, Marina Duarte. Também receberam, simbolizando os primeiros municípios e estados a aderirem ao Sinapir, o gestor de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco, Jota dos Santos; o representante da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade Racial e do Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Tiago Henrique; e a representante do primeiro consórcio intermunicipal a aderir ao sistema, Joyce de Souza.
As pessoas que receberam as homenagens representam e reafirmam marcos da memória, a trajetória e a força de toda uma luta histórica pela promoção da igualdade racial.
5ª Conapir – A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio de seu Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e simboliza uma retomada histórica da participação da sociedade nas demandas por políticas públicas de igualdade racial.