Notícias
Segundo evento aberto do Programa de Integridade tem foco em assédio e discriminação
Na próxima terça-feira (16), os interessados em políticas de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação no setor público terão a oportunidade de participar da segunda edição do evento aberto do Programa de Integridade do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A programação irá reunir autoridades e especialistas para discutir avanços e desafios na gestão da integridade, ouvidoria e ética aplicadas ao Poder Executivo Federal. O evento será no auditório do Bloco A, no período vespertino e irá oferecer certificação.
Desenvolvido no âmbito do Comitê Gerencial de Integridade, Transparência, Ética e Responsabilização (CITER) e organizado pela Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), o evento tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional e sensibilizar servidores sobre práticas de integridade e mecanismos de prevenção e responsabilização. A atividade é aberta a servidores públicos mediante inscrição prévia.
Programação – Com duas mesas temáticas, a abertura contará com a presença de autoridades do MIR. Em um primeiro momento, será abordado o papel da ouvidoria, da ética e da gestão da integridade pública no combate ao assédio e à discriminação, com presença de representantes da Ouvidoria-Geral da União, Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Conselho de Ética Pública.
A segunda mesa irá discutir novos padrões, orientações e experiências de implementação de planos setoriais de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação no setor público. Haverá falas de agentes da Advocacia-Geral da União, Ministério dos Povos Indígenas e do MGI.
“Este evento que estamos realizando é fundamental uma vez que reafirma o compromisso do Ministério da Igualdade Racial com uma gestão pública ética, transparente e protetiva. Ao reunir especialistas, ouvidorias, corregedorias e órgãos de integridade, criamos um espaço qualificado para discutir práticas e soluções concretas de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação. Esse diálogo é essencial para fortalecer ambientes de trabalho seguros, respeitosos e alinhados aos direitos humanos. Mais do que um encontro técnico, é um passo importante na construção de uma cultura organizacional que se propões a construir caminhos de não violências e que prioriza a o respeito e a dignidade de todas as pessoas", afirma Jorge Aguiar, chefe da AECI.
SERVIÇO - 2ª Evento Aberto do Programa de Integridade do MIR – Integridade Pública e Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
Data e horário: 16 de dezembro, das 14h às 18h
Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
Participação: Aberta a servidores públicos federais
Certificação: Haverá emissão de certificados