Notícias
Segundo dia da 95ª Reunião Ordinária do CNPIR destaca planejamento de 2026 e balanço das ações do MIR
Foto: Paulo Figueroa/MIR
O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) realizou, na última quinta-feira (29), o segundo dia da sua 95ª Reunião Ordinária, com uma programação voltada à prestação de contas e à apresentação do planejamento de 2026 do Ministério da Igualdade Racial (MIR), reunindo conselheiras(os), representantes do governo e da sociedade civil.
Ao longo do encontro, foram apresentados informes institucionais com foco no balanço das ações desenvolvidas pelo Ministério e nas diretrizes para o próximo período, reafirmando o compromisso com a transparência, o controle social e a participação social qualificada na construção das políticas públicas de promoção da igualdade racial.
Durante os debates, representantes das secretarias do MIR compartilharam o conjunto de políticas públicas em execução, destacando iniciativas voltadas aos quilombos, aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, aos povos de terreiro e aos povos ciganos, além das estratégias de articulação interministerial para o fortalecimento dessas ações nos territórios.
Segundo a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para Quilombos, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Cigano (SQPT), Francinete Pereira, que representou o secretário Ronaldo dos Santos, “a participação do Ministério na reunião do CNPIR tem como objetivo apresentar a estrutura organizacional e o conjunto de políticas públicas desenvolvidas, além de compartilhar essas ações com os demais ministérios, ampliando os espaços de implementação e fortalecendo a atuação integrada das políticas de igualdade racial”, afirmou.
A importância da participação social e do diálogo permanente com a sociedade civil também foi destacada pelo secretário de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (SEPAR), Tiago Santana. Segundo ele, o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial é um espaço fundamental para validar, qualificar e fortalecer as políticas públicas de igualdade racial, a partir do diálogo permanente com a sociedade civil. “É nesse espaço que conseguimos conjugar esforços, enfrentar desafios e avançar na consolidação das ações afirmativas e de outras políticas estruturantes”, destacou.
O secretário ressaltou ainda que a agenda do MIR envolve não apenas a execução das políticas nacionais, mas também a articulação com outros órgãos do Governo do Brasil, reforçando que a promoção da igualdade racial é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes ministérios e instâncias do Estado.
Apresentação do planejamento de 2026 – As apresentações também abordaram políticas estruturantes, como as ações afirmativas no serviço público, o fortalecimento da participação de quilombolas e outros grupos historicamente excluídos, além da implementação do Plano Juventude Negra Viva, que vem sendo ampliado nos territórios por meio da articulação com estados e municípios.
O diálogo com as(os) conselheiras(os) do CNPIR reforçou a importância do acompanhamento contínuo das ações, do monitoramento das políticas públicas e do fortalecimento da participação social como eixo central para a efetividade das iniciativas apresentadas.
Com o encerramento da 95ª Reunião Ordinária, o CNPIR e o Ministério da Igualdade Racial reafirmaram o compromisso com a construção democrática, a transparência e o avanço das políticas públicas de promoção da igualdade racial, contribuindo para um Brasil mais justo, diverso e igualitário.