Notícias
Recondução de conselheiros do CNPIR encerra 94ª Reunião Ordinária
Foto: Sarah Sampaio
Os conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) foram reconduzidos nesta quinta-feira (27), durante a 94ª Reunião Ordinária, em Brasília (DF). Além da cerimônia de recondução, o Conselho refletiu sobre o seu trabalho ao longo do biênio 2023-2025 e ponderou a necessidade de mais visibilidade para o colegiado.
Nesta sexta-feira (28) o grupo se reuniu na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em Brasília para o encerramento dos trabalhos. Durante o encontro, os conselheiros alinharão as estratégias para o biênio 2026-2028, fechando oficialmente o ciclo de planejamento do colegiado.
“Hoje fazemos um balanço do trabalho do Conselho, avaliando os encaminhamentos das comissões permanentes e do colegiado em si, além de propor novas atividades a partir dos encaminhamentos da 5ª Conapir [Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial]”, relata a secretária-executiva do Conselho, Larissa Santiago.
Durante a reunião, também foram discutidos os repasses sobre a participação do CNPIR no Fórum Interconselhos , na II Conferência AfroMadrid 2025 e feito um balanço sobre a COP30.
CNPIR – O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial foi criado pela Lei nº 10.678, de 23 de maio de 2003 e regulamentado pelo Decreto nº 4.885, de 20 de novembro de 2003, que dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do CNPIR. O órgão colegiado tem caráter consultivo e é integrante da estrutura regimental do Ministério da Igualdade Racial.
Ele tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção para igualdade racial, com foco na população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, a discriminação racial e reduzir as desigualdades raciais, inclusive nos aspectos econômico, financeiro, social, político e cultural, com a ampliação do processo de controle social sobre essas políticas.