Notícias
Raízes Comex forma primeira turma preparatória para que jovens negros atuem no comércio exterior
Os 170 alunos do projeto “Portal Jovens no Comércio exterior” celebraram, na última quarta-feira (2), a formatura da primeira turma do curso promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa se insere e foi viabilizada por meio do programa Raízes Comex – que conta com parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR) – e o Instituto Aliança Procomex.
“A sinergia entre o MDIC e o MIR sinalizam um compromisso concreto: fazer da diversidade racial um ativo estratégico da economia brasileira, garantindo que os frutos da internacionalização também cheguem às comunidades historicamente excluídas”, pontuou o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Júnior.
Essa primeira turma – criada em parceria com a ONG Vocação – é estruturada para qualificar mulheres e jovens negros em situação de vulnerabilidade e possibilita a inserção no universo do comércio exterior. Durante o período de inscrições, o curso recebeu o cadastro de quase 2.200 candidatos interessados.
A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, explica que um estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), lançado em 2024, revelou a sub-representação de pessoas negras no setor exportador. “A conclusão dessa primeira turma materializa um esforço, realizado desde então, por mais inclusão e oportunidades, com impacto direto também no fortalecimento das empresas, que ganham ao contar com ambientes mais diversos e representativos”, destacou.
"O programa Raízes Comex veio ao encontro desse diagnóstico, com medidas na área de capacitação e de fomento. As capacitações oferecidas no âmbito desse programa visam oferecer à população negra novas oportunidades de se aproximar desse setor tão dinâmico, bem como contribuir, em conjunto com outras iniciativas, para uma mercado de trabalho mais representativo.", afirma Tatiana Silva, diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação do MIR.
Com a conclusão do curso, os participantes passarão a integrar um banco de talentos que será disponibilizado a empresas do setor. A iniciativa está em desenvolvimento pelo MDIC. A proposta é conectar os recém-formados e organizações comprometidas com a diversidade que buscam novos profissionais para suas áreas de comércio exterior.
Há a previsão de abertura de uma nova turma com 250 vagas, com início previsto para 20 de agosto. O grupo será formado com base na lista de espera dos candidatos que se inscreveram para a formação anterior.
A iniciativa do MDIC contou com o apoio do MIR, sobretudo no que se refere ao Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior.
Novas oportunidades – Estão sendo oferecidas 80 novas vagas para as cidades de Joinville (SC), Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Vitória (ES). Podem participar pessoas negras a partir de 16 anos que tenham renda familiar de até dois salários-mínimos per capita. Caso haja vagas remanescentes, elas serão destinadas ao público em geral.
“A ampliação de capacitações e a construção de uma rede de apoio conversam diretamente com as ações do MIR, que vem articulando políticas públicas por meio do fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial [Sinapir]. Assim, enfrentamos as barreiras estruturais que ainda limitam o pleno acesso de pessoas negras ao mercado de trabalho e, sobretudo, a cargos de liderança”, pontuou o secretário Clédisson.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31/07 por meio do link https://forms.office.com/r/gHnb1yTZJ1
Conheça o programa – Lançado em 2024, o programa Raízes Comex é uma ação transversal do Governo Federal que une promoção das exportações com políticas de inclusão produtiva e equidade racial. Nesta primeira fase, o programa deu prioridade a jovens negros de comunidades periféricas, promovendo acesso à formação gratuita e de qualidade em temas técnicos, com foco na atuação no mercado de trabalho.