Notícias
Plenária da 5ª Conapir homenageia Luiza Bairros
Foto: Bruno Fernandes/MIR
A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) dedica sua programação desta quinta-feira (18) à memória de Luiza Helena de Bairros, mulher negra, intelectual, militante e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que transformou as políticas públicas de igualdade racial no Brasil. Durante a plenária, cujo nome homenageia a ativista, foram lidas e aclamadas as moções da Conferência.
Nascida em Porto Alegre, na antiga Colônia Africana onde hoje se localiza o bairro Rio Branco, Luiza cresceu em um território de resistência. Formada em Administração pela UFRGS, foi para Salvador no fim dos anos 1970, quando se aproximou da força do movimento negro baiano. Luiza se tornou mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Sociologia pela Universidade de Michigan (EUA), unindo rigor acadêmico a um compromisso profundo com a luta contra o racismo.
Sua trajetória foi atravessada pelo Movimento Negro Unificado (MNU), pelos encontros de mulheres negras no Brasil e nas Américas, e pela defesa incansável de que cultura e política caminham juntas. Foi referência internacional ao coordenar a delegação brasileira da sociedade civil na III Conferência Mundial contra o Racismo, em Durban, na África do Sul (2001).
Como ministra da Seppir, no governo da presidenta Dilma Rousseff, Luiza deixou sua marca definitiva, ao fortalecer a implementação do Estatuto da Igualdade Racial. Consolidou as cotas raciais no ensino superior e levou o enfrentamento ao racismo institucional para o centro do Estado brasileiro.
Nesta quinta-feira, a Plenária Luiza Bairros reúne as delegações da 5ª Conapir para acolher propostas e moções, refletindo sobre sua memória e sobre o caminho que ela abriu para que a igualdade racial se tornasse política de Estado. Às 17h, a solenidade “De Zumbi à Igualdade Racial como Política de Estado” encerra o dia com um tributo coletivo à sua história.