Notícias
Piauí adere ao Plano Juventude Negra Viva
Foto: Secretaria de Comunicação do Estado do Piauí
O estado do Piauí aderiu oficialmente, nesta segunda-feira (19), ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV). A adesão ao Plano – voltado para ampliar as oportunidades e diminuir os índices de violência que atingem, de forma desproporcional, jovens negros de 15 a 29 anos no Brasil – aconteceu durante a cerimônia de abertura do evento “Summit: Pacto pela Juventude Piauiense”, em Teresina (PI).
Tiago Santana, secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, destacou que a adesão do estado ao PJNV representa um passo importante na ampliação das iniciativas voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da equidade racial. “A assinatura deste acordo demonstra um compromisso concreto com o combate ao racismo sistêmico e para o fortalecimento das juventudes negras do estado do Piauí”, afirmou.
“Nós, sob a liderança da ministra Anielle Franco, trabalhamos para que essa política voltada à juventude negra seja cada vez mais consolidada. Que a adesão de hoje possa ser um incentivo para que outros estados também assumam esse compromisso”, completou o secretário.
Estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado, Rafael Fonteles, e o secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso. Também participaram o presidente do Fórum Nacional de Gestores de Juventude, Luan Monteiro; a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Piauí, Assunção Aguiar; e o coordenador de Juventude do Piauí, Everton Alves.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado do Piauí tem a maior proporção de pessoas autodeclaradas negras no Brasil, com 9,3% de pessoas pretas e 64,3% pardas.
Com a adesão ao Plano, o Piauí se compromete a desenvolver ações voltadas para a inclusão social, fortalecimento de políticas públicas e enfrentamento da violência contra a juventude negra, em alinhamento com as diretrizes do Governo Federal. O PJNV atua nas áreas de educação, esportes e segurança. O Summit é o primeiro Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude do Piauí e busca fortalecer a articulação entre estado e municípios, além de promover a interiorização das políticas públicas de juventude, por meio da formação, escuta e acordos coletivos com gestores, movimentos juvenis, sociedade civil e instituições governamentais.
Estrutura do Plano – O PJNV tem 11 eixos de atuação e conta com 217 ações pactuadas entre 18 ministérios. Anunciado com investimento de mais de R$665 milhões, o Plano oferece a possibilidade de adesão aos estados e municípios, que são os responsáveis por oferecer o serviço na ponta, qualificando medidas concretas que beneficiem o público.
O Plano busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo sistêmico. Ele foi construído com a escuta de aproximadamente 6 mil jovens negros durante a realização das Caravanas Participativas, que percorreram os 26 estados e o Distrito Federal.