Notícias
Pesquisa sobre racismo no esporte recebe contribuições até dia 19/12
Arte: Victor Queiroz/MIR
As pessoas que tiverem interesse em contribuir com a pesquisa sobre racismo nos esportes, têm até sexta-feira (19) para fazerem valer sua opinião. Lançada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério do Esporte (MEsp), a iniciativa busca compreender o cenário do racismo e da injúria racial no esporte brasileiro, contribuindo para a formulação de políticas públicas e para a promoção de um ambiente esportivo mais inclusivo e diverso. Os resultados serão divulgados nos primeiros meses de 2026.
Objetivos – Com base na pesquisa, os órgãos pretendem quantificar a ocorrência de casos de racismo e injúria racial no ambiente esportivo; entender como o racismo e a injúria racial se manifestam; analisar o impacto psicológico, social e profissional das vítimas; e conhecer a percepção sobre as ações de combate e prevenção existentes.
Estratégia – A pesquisa está inserida na meta 1 do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MIR e o MEsp, que prevê a produção e a análise de dados e indicadores para fundamentar políticas públicas e ações da iniciativa privada no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no esporte, lazer e atividade física.
Para que a pesquisa possa ser respondida por pessoas de todas as cinco macrorregiões do país, parceiros como o Comitê Olímpico do Brasil e sua rede de Confederações Nacionais de Modalidades Esportivas ajudarão a divulgá-la.