Notícias
Nova edição do Informe MIR traz dados sobre a disseminação de informações para promoção da igualdade racial
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresenta, como parte das ações do mês Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a sexta edição do Informe MIR, Monitoramento e Avaliação, que aborda a temática da disseminação de dados e informações para a Promoção da Igualdade Racial.
Organizado pela Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (Damgi) da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), em parceria com Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o informe traz três ferramentas disponíveis para consulta sobre estratégias e governança em igualdade racial, além de dados desagregados por cor ou raça com foco em grupos populacionais específicos.
Sobre a produção do informe, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destaca a qualidade, metodologia e avanços na divulgação das especificidades da população negra, produzidos pela capacidade técnica dos recursos humanos do Ministério, como caminho para dar visibilidade e ampliar discussões sobre diversas pautas da população negra.
“Ainda há muitos desafios a serem superados. O MIR está constantemente produzindo, qualificando e transferindo toda sua produção técnico-intelectual, de nós para nós mesmos. Isso fortalece o fomento de mais pesquisas sócio raciais, para que a população negra brasileira possa acessar e compreender esses dados de maneira simplificada. A elaboração e a ampla divulgação desse material, auxiliará na construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e de diagnósticos sobre as condições atuais de vida da população negra”, ressalta.
Reunindo dados desagregados por cor ou raça com foco em grupos populacionais específicos, como comunidades quilombolas, povos de matriz africana, povos de terreiros e povos ciganos, o Informe MIR se estabelece como uma ferramenta essencial para a promoção da igualdade racial no Brasil.
Com esta edição, o Ministério buscar aprimorar a apresentação e o acesso a essas informações, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e eficaz das desigualdades raciais.
“Convidamos todos a explorar o Informe MIR e suas ferramentas, que são fundamentais para o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial. Acreditamos que, com o acesso a dados de qualidade, podemos avançar na luta contra o racismo e na redução das desigualdades raciais em nosso país”, afirma a diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Silva.
Dados para enfrentar o racismo – Nesta edição, também é possível encontrar informações sobre mais três ferramentas disponíveis para consulta sobre estratégias e governança em igualdade racial.
A primeira é o HUB Igualdade Racial, plataforma que reúne painéis e bases de dados desagregados, facilitando o acesso a informações essenciais para a formulação de políticas públicas. Os dados abrangem áreas diversas, como população, desenvolvimento social, trabalho, saúde e educação, permitindo uma análise aprofundada das desigualdades enfrentadas pela população negra e outros grupos vulneráveis.
Segunda ferramenta, o Painel Sinapir – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial–, reúne informações sobre a governança de igualdade racial nos municípios brasileiros. Já a terceira, o Infogov, é uma plataforma da Enap que oferece dados acessíveis sobre a igualdade racial.
O Informe MIR se alinha aos objetivos do Sinapir, instituído pela Lei 12.288/2010 e oferecendo a gestores, pesquisadores e à sociedade, ferramentas atualizadas para monitorar e avaliar políticas públicas voltadas à igualdade racial.