Notícias
NOTA DE PESAR
O Ministério da Igualdade Racial lamenta a precoce perda da professora Joselina da Silva. Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), ela foi uma das redatoras dos verbetes relacionados à raça, ao racismo e ao movimento negro, na Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe.
Ícone do fortalecimento da educação antirracista brasileira, foi atuante nas áreas de mulheres negras, movimento social negro e relações raciais, dentre tantas outras, tendo sido figura importante na formação de muitas de nós. Cientista Social, Joselina nos inspirou em suas passagens pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Fundação Cultural Palmares, além de sua atuação no Núcleo Brasileiro, Latino-Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais e como membra da equipe da Enciclopédia Mulheres Negras no Brasil.
Para além de sua carreira, ela mobilizou um sem-número de pessoas que conheceram sua grandeza nos âmbitos pessoal e religioso, defendendo sempre, de maneira humanizada e carinhosa, o respeito, promovendo aquilo que acreditava ser certo: uma formação digna, antirracista e verdadeiramente pedagógica e política.
Nos solidarizamos com família e amigos ao mesmo tempo que lembramos, com admiração e firmeza, que essa perda é de toda luta antirracista no país.