Notícias
Moções da 5ª Conapir são validadas no último dia do evento
Foto: Thaylyson Santos/MIR
As moções elaboradas pelos participantes da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) foram acolhidas pelo Ministério da Igualdade Racial nessa sexta-feira (19), durante o encerramento do encontro, em Brasília.
Moções de igualdade racial são manifestos e propostas formais que foram construídas pelos 1,7 mil delegados eleitos e 50 observadores participantes da 5ª Conapir. Esses documentos expressam posicionamento ou solicitam ações de enfrentamento ao racismo; promoção da igualdade de oportunidades; repúdio de atos de intolerância; apoio às políticas afirmativas; pautas sobre ações do governo; garantia de direitos e combate a discriminação racial em âmbito nacional, estadual e municipal.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que participou todos os dias do evento, destaca o papel fundamental que sociedade civil desempenha na luta e mobilização social, enquanto agentes de monitoramento das políticas públicas que visam o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento socioeconômico e político da população negra. “As moções são instrumentos políticos que abraçam a coletividade das vozes de maneira justa e igualitária, ampliando o vínculo e o diálogo entre esse Governo do Brasil, que está sempre atento às necessidades da população, e sociedade”, ressalta.
As moções elaboradas demandaram mais ações afirmativas; segurança e vida digna para população LGBTQIA+; proteção dos territórios tradicionais, de matriz africana, de terreiros e quilombolas; valorização da cultura e inclusão dos povos ciganos nas políticas públicas da União; efetivação das políticas de saúde e educação; repúdio às injustiças e reparação histórica.
Foram solicitadas, ainda, a criação de plano de igualdade racial na Amazônia; políticas públicas para mulheres periféricas e mães solos; redução da violência contra jovens negros; implementação das Leis 10.639 e 12.288; consolidação da política nacional de habitação quilombola; e manutenção dos mandatos negros como parte da luta antirracista e democracia.
A apresentação das moções na 5ª Conapir foi dividida em duas etapas. A primeira, no início da manhã, com recolhimento das propostas pela Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e pela Ouvidoria do Ministério da Igualdade Racial (MIR); e a última no momento da sistematização e consolidação das proposições apresentadas.
Conapirs – As Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial (Conapirs), realizadas no Brasil, desde a primeira gestão do governo Lula, em 2005, têm proporcionado às populações negras, quilombolas, indígenas, ciganas, LGBTQIA+ e de juventudes, uma oportunidade única de debater e propor a formulação de políticas públicas para a promoção da igualdade racial.
A conferência envolve governos estaduais e municipais, governo e sociedade civil organizada.