Notícias
MIR se reúne com Amobitec para combater racismo em plataformas de mobilidade e tecnologia aplicada
Foto: Larissa Lins
Uma equipe do Ministério da Igualdade Racial (MIR) se reuniu na tarde desta quarta-feira (19) com representantes da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec). Durante o encontro, os times deram os primeiros passos nas discussões sobre a implementação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em janeiro, que tem como objetivo criar conteúdos de conscientização antirracista para motoristas, entregadores parceiros e usuários de serviços.
Participaram, pelo MIR, representantes da Ouvidoria, Corregedoria e Consultoria Jurídica, além das secretarias Executiva; de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ); de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir); de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT); e das assessorias Especial da Ministra (AEM); Especial de Controle Interno (AECI); Especial de Comunicação Social (Ascom); e de Participação Social e Diversidade(Aspadi). Também estiveram presentes porta-vozes da Amobitec, Uber, Ifood, 99 e Lalamove.
“Iremos nos reunir para pensar os indicadores-chave de performance. Assim, teremos uma dimensão do alcance da parceria”, colocou Luan Madeira, representante da Amobitec. As plataformas destacaram ainda a necessidade de personalizar as mensagens para atender as diretrizes de comunicação de cada uma, trabalhando com datas emblemáticas para a luta antirracista. “Contamos com a parceria do MIR para poder aprovar os conteúdos finais”, acrescentou Gabriela Silveira, da Uber.
“É preciso que nos articulemos de maneira a maximizar a potência do guia de conteúdos, combatendo efetivamente os comportamentos de preconceito e intolerância. Também é importante pensar ações por regiões para que possamos atender as especificidades desses públicos”, afirmou a chefe da Ascom, Juliana Romão.
Os representantes das plataformas irão mapear as possibilidades de envio das mensagens aos usuários, detalhando os públicos atingidos e as datas sugeridas para postagens.
ACT – Assinado pela Ministra Anielle Franco em 17 de janeiro, ideia do Acordo de Cooperação Técnica é utilizar as ferramentas de comunicação dos aplicativos para promover campanhas de conscientização e combate ao racismo.
O acordo prevê que o MIR terá a possibilidade de disponibilizar informações para a população sobre como enfrentar o racismo e suas formas de manifestação. Além disso, o Ministério poderá informar sobre as políticas públicas de combate e superação ao preconceito discriminação racial. Nesse primeiro encontro, foram discutidas as primeiras possibilidades de cooperação.
Já a Amobitec, por outro lado, se compromete a promover, junto às empresas associadas, a disponibilização de espaço de divulgação para as campanhas e os materiais produzidos pelo Ministério em seus aplicativos e demais canais de comunicação. A ideia é que o conteúdo possa alcançar um público mais amplo.