Notícias
MIR participa de Roda de Conversa do Programa Mulheres Mil em Sergipe
Foto: Divulgação do Site do Governo do Piauí
O Ministério da Igualdade Racial integrou comitiva para participar da Roda de Conversa do Programa Mulheres Mil junto dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS), o evento aconteceu entre os dias 04 e 05 de fevereiro, com intuito de dialogar sobre a inclusão produtiva e a valorização do trabalho de cuidado no Brasil.
Durante a programação, representantes dos três ministérios promoveram um processo de escuta qualificada e compartilhamento de experiências com as alunas do Programa Mulheres Mil, colhendo percepções sobre a inserção das mulheres na ação e suas perspectivas sobre a profissão dos cuidadores.
A coordenadora de Políticas de Ações Afirmativas no Serviço Público da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), Sheila Dias, destacou a importância da metodologia da roda de conversa como um espaço de escuta e construção coletiva, essencial para que as mulheres compartilhem desafios e identifiquem soluções conjuntas. "As mulheres negras, quilombolas e indígenas carregam narrativas de resistência e enfrentam desafios estruturais que são fruto de injustiças históricas, como a escravização. Criar espaços onde essas vozes sejam ouvidas e fortalecidas, é essencial para a promoção da igualdade racial e a construção de políticas públicas que respondam às suas realidades", afirmou a coordenadora.
Na ocasião, foi realizada ainda a aula inaugural do curso de Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos no município de Lagarto. A capacitação visa qualificar mulheres para atuar na gestão e tratamento de resíduos sólidos, destacando a importância da sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental.
O Programa dialoga com a Política Nacional de Cuidados e busca ampliar as oportunidades de mulheres no mercado de trabalho, fortalecendo sua autonomia econômica. Sergipe é um dos seis estados brasileiros selecionados para desenvolver a Política Nacional de Cuidados em caráter piloto, promovendo a oferta de cursos profissionalizantes voltados à linha de fomento "Trabalho Doméstico e Cuidados".
O que é o Programa Mulheres Mil - conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para promover a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. O objetivo principal do Mulheres Mil é enfrentar as desigualdades de gênero, atendendo mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza, baixo grau de escolarização, mulheres responsáveis sozinhas pelo cuidado da família e vítimas de violência doméstica. Além disso, o programa considera as desigualdades regionais e territoriais, incluindo fatores como raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência.
O programa abrange mulheres indígenas, negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, pescadoras, marisqueiras, ribeirinhas, campesinas e migrantes, também travestis e transexuais.