Notícias
MIR participa de Festival das Culturas Ancestrais no Benim
Foto: Juliana Uepa/MinC
O Ministério da Igualdade Racial, por meio de sua diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro, Luzi Borges, compôs, entre os dias 8 e 12 de janeiro, uma missão oficial no Benim. Representando o presidente Lula, a visita da comitiva à Uidá,na porção sul do país, fortalece os laços culturais e ancestrais entre as duas nações, além de ampliar a cooperação internacional. A chefe da missão foi a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Também participaram representantes do Ministério das Relações Exteriores.
Durante a visita, foi instalado o Comitê de Implementação dos Acordos Culturais, que busca dinamizar a cooperação cultural, artística, museológica, científica e patrimonial entre os dois países. O Memorando de Entendimento (MoU) abrange áreas como atividades de pesquisa nos domínios do patrimônio cultural e imaterial, com foco especial nas tradições voduns e orixás, além de gestão e desenvolvimento de museus e desenvolvimento das artes.
A comitiva teve uma reunião com o presidente do Benim, Patrice Talon. Durante o encontro, Talon externalizou a emoção de receber a diretora Luzi, uma representante dos povos tradicionais de terreiro de matriz africana, e a convidou a voltar para conhecer e se conectar com seus irmãos e irmãs do Benim.
"Participar da missão do Brasil no Benim é o primeiro passo para construir um diálogo institucional que garanta a conexão dos povos de terreiro com a mãe África. Somos partes das raízes da árvore que permanece viva no Brasil e busca todos os dias melhores condições de valorização cultural da memória e da tradição dos afrodescendentes de terreiros”, defende a diretora.
Visitas – A comitiva também teve a oportunidade de conhecer sítios do patrimônio histórico e cultural no Benim, reforçando o compromisso com a preservação e valorização da herança cultural compartilhada. A missão oficial ao Benim simboliza um passo importante na reaproximação do Brasil com os países africanos, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e práticas culturais, além de fortalecer os laços históricos entre as nações.
Vodun Days – As festividades do Vodun Days, das quais a comitiva brasileira participou, celebram a espiritualidade e as tradições dos Voduns do Benim e destacam a riqueza das manifestações culturais locais. Além de participar das festividades, a comitiva se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores do Benim, Olushegun Adjadi Bakar.
Um dos pontos altos foi a apresentação do Balé Folclórico da Bahia, simbolizando a conexão entre as culturas do Brasil e do Benim.